Curso, apresentado durante reunião, é gratuito e voltado para moradores de Uberaba e região acima de 18 anos (Foto/Divulgação)
O Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg) participou de reunião com representantes da Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG), da Marinha do Brasil, para definir detalhes sobre o Curso de Formação de Aquaviários - Marinheiro Fluvial de Máquinas - Nível 3 em Uberaba. O encontro ocorreu no Sine Municipal de Uberaba.
A Capitania Fluvial informa que o objetivo do curso é profissionalizar pessoas acima de 18 anos, moradoras de Uberaba e região, para trabalharem em profissões ligadas à marinha mercante. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até dia 16 de agosto no site https://www.marinha.mil.br/cfmg/node/3974, ou presencialmente no Sine Uberaba, localizado na Rua Tristão de Castro, nº 105, Centro. Serão ofertados material didático e a turma já sairá do curso com a carteira de habilitação para trabalhar.
Pelo edital, foram disponibilizadas 30 vagas para o processo seletivo de admissão do Curso de Formação de Aquaviários, que será constituído de duas provas, sendo uma teórica com questões de português e matemática (nível 9º ano), marcada para dia 25 de agosto, e um teste físico, ainda sem data agendada. O curso será ministrado gratuitamente pela Capitania Fluvial de Minas Gerais em uma sala cedida pelo Sine Municipal de Uberaba, de 16 de setembro a 2 de dezembro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ainda segundo a Capitania Fluvial, Uberaba está em uma região que agrega o rio Grande e o rio Uberaba, onde operam muitos aquaviários nos portos de areia e também no transporte de passageiros, e esse curso de nível 3 vai proporcionar, a estas embarcações, tripulantes devidamente profissionalizados e habilitados. Este é o primeiro curso em Uberaba e até o final de 2024 já estão previstos mais cursos da Marinha na cidade.
Para o secretário-executivo do Comseg, Weber de Almeida Januário, a realização desse curso demonstra mais uma vez o compromisso da Marinha em instalar sua Delegacia em Uberaba. "Seguimos construindo uma melhoria para a nossa proteção marítima com reflexos no desenvolvimento do turismo náutico local, mas também ofertando mais um serviço à Uberaba, por meio da gloriosa Marinha do Brasil. Quero agradecer ao Comandante Lucena, da Capitania Fluvial de Minas Gerais, que tem visto a importância do município, e estamos trabalhando juntos para concretizar a Delegacia da Marinha em Uberaba", afirma.
Também participaram da reunião, representantes da CFMG, a superintendente de Micro e Pequenas Empresas do Sine, Carolina Ribeiro Gonçalves, a chefe do Departamento de Trabalho, Emprego e Renda do Sine, Adriana da Silva, e o assessor do Comseg, Giovane Rezende.