Na quinta-feira, dia 14, serão oferecidos os serviços de medição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, avaliação da cintura abdominal e orientações (Foto/Divulgação)
O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) realiza, na quinta-feira, dia 14 de novembro, campanha em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes. Pacientes e o público em geral terão acesso a serviços de medição de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, avaliação da cintura abdominal e orientações para prevenção e acompanhamento da doença, com foco em alimentação saudável, atividade física e uso adequado de medicamentos.
Toda a ação será realizada das 7h às 12h e das 13h às 17h, no ambulatório do MPHU, de forma gratuita.
A campanha faz parte do projeto de extensão “Atenção Integral ao Diabetes”, iniciado pelo curso de Medicina da Uniube e que hoje conta também com o apoio do curso de Fisioterapia. Desde 2004, a iniciativa visa promover saúde e conscientização. “Essa campanha busca orientar tanto pessoas diagnosticadas com diabetes quanto aquelas de alto risco, promovendo a adesão ao tratamento e incentivando práticas preventivas”, destaca a médica endocrinologista e coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Nepe) da Uniube, Fernanda Magalhães.
Segundo a dra. Fernanda, a conscientização sobre o diabetes é fundamental, conforme ressalta a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad). Atualmente, mais de 537 milhões de pessoas vivem com a doença, sendo a maioria dos casos de diabetes tipo 2, que pode ser amplamente evitado por meio de hábitos saudáveis. No entanto, estima-se que 44% das pessoas que convivem com o diabetes não possuem diagnóstico, o que torna o diagnóstico precoce e a conscientização essenciais para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida.
O Dia Mundial do Diabetes, instituído em 1991 em homenagem a sir Frederick Banting, codescobridor da insulina, reforça anualmente a importância do cuidado com a doença. “Com o tema ‘Diabetes e Bem-Estar’, a campanha deste ano busca trazer atenção para a relevância da prevenção e do tratamento adequado”, explica a coordenadora do Nepe.
Ela ainda enfatiza, que o diabetes, embora prevalente, pode ser controlado e, em muitos casos, prevenido com uma vida saudável e acompanhamento médico adequado. “O diabetes é uma doença que pode impactar a qualidade de vida devido às suas complicações, mas que pode ser evitada e controlada com hábitos saudáveis. No dia 14 de novembro, convidamos você a se juntar a nós para aprender mais sobre prevenção e cuidados com o diabetes,” finaliza Fernanda Magalhães.