A acreditação ONA II atesta a qualidade e segurança dos serviços prestados, garantindo que o MPHU segue rigorosos padrões nacionais de assistência à saúde (Foto/Divulgação)
O Mario Palmério Hospital Universitário (MPHU), hospital geral vinculado a Uniube, recebeu, nos dias 16 e 17 de maio, a visita do Grupo IBES para avaliação de manutenção da acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação). Durante a visita, três avaliadoras do Grupo IBES passaram por diversos setores, checando rotinas, fluxos e protocolos, assegurando que as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde no MPHU prezam pelo compromisso ético e pela garantia de qualidade dos seus próprios serviços.
Hoje, o MPHU possui certificação nível II, sendo o primeiro hospital uberabense a ser acreditado pela ONA, em 2016. A certificação representa o nível de excelência, ou seja, significa que estão sendo aplicados os melhores métodos para assegurar a qualidade na assistência, garantindo a segurança do paciente.
“O principal benefício decorrente dessa validação externa da qualidade aqui praticada é o reconhecimento de que no MPHU a população que é atendida encontra métodos que garantem a segurança na assistência prestada de um modo geral”, explica o diretor técnico das unidades hospitalares da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), Raelson Batista.
Segundo ele, na reunião final, foram destacados doze pontos bem avaliados e que têm sido praticados com sucesso por parte da gestão do MPHU. Também foram apontados cerca de dez itens gerais que merecem atenção dos gestores para fortalecimento e aprimoramento, definindo a manutenção do nível II de acreditação no hospital universitário da Uniube.
“Este é um nível avançado de reconhecimento do processo de gestão integrada das atividades assistenciais e administrativas que são praticadas dentro do hospital”, destaca o diretor técnico.
Para o diretor administrativo das unidades hospitalares da SEU, Frederico Guglielmi, a acreditação é de suma importância, pois atesta a qualidade e segurança dos serviços prestados, garantindo que o MPHU segue rigorosos padrões nacionais de assistência à saúde. “Essa certificação reflete nosso compromisso contínuo com a excelência e a melhoria constante, proporcionando confiança aos nossos pacientes, colaboradores e parceiros”, diz.
Equipe do MPHU recepciona avaliadores do Grupo IBES (Foto/Divulgação)
Conforme explica, a nova avaliação teve como objetivo continuar monitorando e aprimorando os processos e práticas hospitalares, visando a melhoria contínua. “Com a acreditação ONA II, já demonstramos nossa capacidade e excelência. No entanto, agora vamos buscar alcançar a acreditação ONA III”, adianta.
Segundo ele, os próximos passos incluem trabalhar para resolver os pontos de melhoria destacados pelos auditores; continuar implementando melhorias na qualidade do atendimento, focando na segurança do paciente e na eficiência dos serviços prestados, elevando ainda mais os padrões já alcançados e dar continuidade na capacitação das equipes, garantindo que todos estejam alinhados com as melhores práticas e inovações na área da saúde, fortalecendo as competências já existentes.
Além disso, o diretor destaca a importância de fortalecer o engajamento de todos os colaboradores, essencial para atingir os níveis de excelência exigidos pela ONA III, construindo sobre a base sólida já existente no MPHU. “Vamos continuar trabalhando juntos para superar esses desafios e avançar rumo à conquista da acreditação ONA III. Tenho plena confiança de que, com a mesma determinação e foco, alcançaremos o próximo nível”, conclui.