Moradores do bairro Alfredo Freire II reclamam que o mau cheiro causado pelos tanques do frigorífico tem gerado problemas
Moradores do bairro Alfredo Freire II reclamam que o mau cheiro causado pelos tanques do frigorífico tem gerado problemas. Segundo pessoas que residem no bairro, próximo ao Distrito Industrial I, são três tanques de água, que fazem à decantação do material que é descartado pelo matadouro, antes de ser lançada ao meio ambiente.
Alguns moradores entendem que é necessário este processo, mas afirmam que o mau cheiro tem incomodado. Manuel Messias conta que no fim da tarde realmente o cheiro fica mais forte. “Não são todos os dias, mas é constante no fim da tarde o cheiro fica muito forte e acaba atrapalhando quem mora mais próximo. Como moro aqui no bairro há muitos anos me acostumei, mas o cheiro é forte mesmo”, ressalta um dos vizinhos do tanque.
Outra moradora que prefere não se identificar conta que o mau cheiro acaba atrapalhando nas atividades diárias. Os três tanques que fazem o tratamento da água antes de ser lançada no meio ambiente, ficam entre o bairro Alfredo Freire II e o Beija Flor.
A empresa responsável pelo frigorífico em nota oficial informou que é comprometida com a preservação e a melhoria contínua do desempenho ambiental da saúde e segurança dos seus funcionários, além das comunidades onde está inserida.
A assessoria de imprensa declarou que na unidade industrial de Uberaba (MG) foram realizados investimentos importantes visando tratar de forma ainda mais eficiente os efluentes e as emissões de gazes, por meio de equipamentos para remoção de carga orgânica e aplicação de biotecnologia avançada nas lagoas de tratamento. Sobre a intensificação de odores no entorno da unidade a empresa averiguou todo o sistema, concluindo que o mesmo está funcionando em acordo com os parâmetros normais estabelecidos.