Medidores de energia tiveram a fiação furtada nesta segunda-feira (26), menos de 24h após sua instalação no bairro Estrela da Vitória. A instalação dos medidores estava prevista em Termo de Ajuste de Conduta (TAC) prescrito pela Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para medição mensal dos padrões, realizada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Atualização: os padrões foram reinstalados na manhã desta quarta-feira (28), de acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Anderson Passos.
O caso é mais um entre as dezenas registradas mensalmente. Somente no mês de junho, o Jornal da Manhã noticiou seis casos de furtos de fiação. Ainda, em maio deste ano, o Instituto dos Cegos do Brasil Central foi um dos alvos. Na ocasião, 200 metros de fiação elétrica foram levados pelos autores, totalizando um prejuízo de mais de R$60 mil.
Ao Jornal da Manhã, o delegado Felipe Colombari afirmou que com o aumento nos casos, a Polícia Civil (PC) intensificou as investigações, com foco na receptação do material furtado. Dessa forma, a PC aumentará as fiscalizações nos ferros-velhos que adquirem produtos sem nota fiscal. O delegado ainda relembra que em 2022 foram realizadas operações conjuntas com a Guarda Civil Municipal (GCM) nesses estabelecimentos devido ao alto índice de furtos, inclusive em escolas.
Ainda, balanço divulgado pela Prefeitura de Uberaba aponta que R$ 1,2 milhão são gastos anualmente no reparo de danos causados em prédios públicos, praças, parques e outras áreas abertas. Segundo o balanço, de janeiro de 2022 a junho de 2023, foram registrados 40 casos de vandalismo na iluminação pública, 50 incidentes por mês nos ecopontos e cerca de 20 casos de furto de cabeamento em escolas, praças e museus.