Megamutirão realizado neste sábado (20) pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) atendeu 855 famílias que precisavam se inscrever ou atualizar o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), entre pessoas agendadas e demanda espontânea.
O mutirão ocorreu na sede da Secretaria, no bairro Estados Unidos, e mobilizou cerca de 100 servidores, durante a manhã e tarde. Como público-alvo, estiveram no local famílias que aguardavam uma vaga para atendimento. O objetivo foi agilizar e facilitar o acesso ao serviço.
Conforme a secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins, esse foi o terceiro mutirão do CadÚnico de abril e o maior até agora. "Além de reduzir o tempo de espera pelo serviço, os mutirões aos sábados facilitam para aquele cidadão que trabalha e não consegue ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) durante a semana", destacou.
O aposentado Luiz Carlos Machado Cabral buscou atendimento para obter a Carteira da Pessoa Idosa e ter acesso ao transporte interestadual gratuito. "A carteirinha é para ajudar um pouco na economia, quando a gente precisar viajar", disse.
O cidadão que precisa atualizar ou se inscrever no Cadastro Único deve entrar em contato com a Central de Agendamento do CadÚnico pelo telefone (34) 3331-2405 ou (34) 3331-2406, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Outra opção é encaminhar uma mensagem de texto ou de voz para o WhatsApp (34) 3331-2420.
Caso o usuário necessite apenas consultar a situação cadastral ou obter orientações, basta procurar o CRAS do território de abrangência, sem necessidade de agendamento.