MELHORIAS

Melhorias no HC são discutidas com secretário da Saúde de MG

Para desafogar o fluxo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atendimento de baixa e média complexidade passa por melhoria, em que o Estado deve atuar

Tito Teixeira
Publicado em 07/03/2024 às 14:47Atualizado em 07/03/2024 às 20:11
Compartilhar
Secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, reuniu-se ontem com a reitora Marinalva Barbosa, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e a prefeita Elisa Araújo (Foto/Divulgação)

Secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, reuniu-se ontem com a reitora Marinalva Barbosa, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e a prefeita Elisa Araújo (Foto/Divulgação)

O secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esteve na manhã desta quinta-feira (7) em Uberaba para visita ao Hospital de Clínicas (HC), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde se reuniu com a reitora da UFTM, Marinalva Barbosa, representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade).

No encontro foram discutidas melhorias para o HC, agilidade nos fluxos, regulação dos pacientes e interação entre HC, município e Estado. No mês de fevereiro, a Superintendência do HC/UFTM comunicou que não seriam aceitas novas admissões de pacientes até que a situação se regularizasse e o Pronto Socorro (PS) estivesse funcionando dentro da capacidade diária de 22 leitos.

O secretário garantiu que a reuniu realizada no HC foi muito proveitosa. “Temos alguns processos, alguns fluxos que precisam ser reestabelecidos, mas já estão em andamento. O Hospital de Clínicas é uma unidade de alta complexidade, muito importante para esta região. Precisamos melhorar o acesso a cirurgias eletivas, os atendimentos de pacientes graves e essa reorganização, juntamente com outros hospitais da rede, que o Estado vai ajudar a organizar, para que possamos tirar pacientes de menor complexidade. Esse hospital vai participar cada vez mais do atendimento aos pacientes da região”, disse o secretário Fábio Baccheretti.

Ele destacou investimentos que foram anunciados pelo Governo Federal para o HC, como a nova maternidade. “E o Governo de Minas se colocou à disposição para estes investimentos. Temos ainda o heliponto, que já está em obras, e, na reorganização do sistema, temos alguns equipamentos que precisam ser reorganizados e já nos foi passada essa demanda. Nós acreditamos que faremos um bom trabalho conjunto, o Estado e Município e o Hospital de Clínicas”, ressaltou Baccheretti.

O secretário destacou ainda que um grupo de trabalho foi criado para estabelecer as ações a serem empreendidas em curto, médio e longo prazo.

A prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) disse que as melhorias propostas para o HC vão impactar positivamente no atendimento aos cidadãos. “Temos muitos desafios na saúde, especialmente no pós-pandemia, como a fila eletrônica. E hoje, na visita do secretário, traçamos ações de curto, médio e longo prazo. Vamos estabelecer mais mutirões de atendimento para redução da fila eletrônica, em um médio prazo vamos reestruturar a rede de atendimento, inclusive a Ebserh já nos mostrou melhorias que estão em andamento. E fizemos reivindicações, para a melhoria no atendimento da saúde”, relatou.

Para as ações de longo prazo, a prefeita informou que será feita uma redistribuição no atendimento, o que deve gerar melhoria e agilidade para os pacientes.

Já a reitora da UFTM, Marinalva Barbosa, ressaltou que a universidade tem dialogado com todos os entes (Município, Estado e União), de forma separada, apresentando as pautas e demandas da universidade. “A reunião de hoje funciona como uma espécie de coroamento, em que todos se reúnem para assumir uma pauta de fundamental importância para resolver os nossos problemas. Nós temos demandas como o processo de regulação, temos problemas com os sistemas que não conversam que são o SUS Fácil com o Sisreg, temos necessidade de investimentos, temos questões a resolver sobre a estrutura do HC. E todos esses pontos agora passaram a ser discutidos por todos esses entes”, frisou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por