CIDADE

Menos de 10% do transporte escolar já passaram por vistoria

Menos de 10% dos veículos autorizados para o transporte escolar em Uberaba compareceram até o momento à Settrans

Helena Cunha
Publicado em 08/07/2011 às 01:02Atualizado em 19/12/2022 às 23:28
Compartilhar

Menos de 10% dos veículos autorizados para o transporte escolar em Uberaba compareceram até o momento à Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais, Bens e Serviços Públicos (Settrans) para passar pela segunda vistoria anual. O procedimento faz parte do cadastramento semestral em cumprimento ao Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e ao Decreto Municipal, que dispõe sobre a inspeção semestral obrigatória de veículos de transportes de escolares e acontece até 30 de julho.

A baixa procura dos proprietários de vans que prestam o serviço pode ter justificativa. Para chefe da Seção de Transporte Especializado, Carlos Roberto de Freitas, muitos deixam para fazer a vistoria após o início das férias escolares. Atualmente, estão cadastradas 116 vans que prestam o serviço de transporte de escolares na zona rural e 294 no perímetro urbano.

Para a vistoria, o proprietário do veículo deve procurar a Settrans, apresentando no ato do cadastramento o laudo da segunda vistoria, cópia da CRLV 2011; certificado original do Curso de Formação de Condutor Escolar; ISSQN/2011 devidamente quitado; Certidão Negativa de Débitos Municipais, e Certidão Negativa Criminal, expedida pela Justiça Comum, Estadual e Federal. No caso do proprietário não ser o motorista, o condutor do veículo deverá também apresentar certificado original do Curso de Formação de Condutor Escolar, ISSQN/2011 quitado, Certidão Negativa de Débitos Municipais e Certidão Negativa Criminal.

Somente após a vistoria, o veículo receberá o “selo vistoriado”. A fiscalização tem início partir de agosto. Segundo Freitas, os veículos que não tiverem o selo afixado no para-brisa serão apreendidos e recolhidos ao pátio credenciado. Além disso, o proprietário terá que pagar multa de R$1.500 (10 UFMs) e perde o direito de prestar o serviço. O veículo ainda será considerado clandestino. Freitas faz um alerta aos pais para assim que retornarem as aulas verificarem se o veículo está com o segundo selo e, caso não tenham, não devem contratar o serviço. “A vistoria garante a segurança dos alunos, pois são verificados freios, suspensão, pneus e vidros que, inclusive, não devem ser abertos mais de 15cm, para evitar acidentes”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por