FINANCEIRO

Mesmo com alívio nos atendimentos, Hospital da Criança ainda enfrenta desafios financeiros

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 27/09/2023 às 11:19
Compartilhar

A presidente do Hospital da Criança, Cida Magnabosco, revelou em uma entrevista à Rádio JM que, embora tenham ocorrido melhorias, a situação financeira continua sendo um desafio (Foto/Jairo Chagas)

O Hospital da Criança ainda enfrenta dificuldades financeiras significativas, apesar do alívio proporcionado pela abertura da ala pediátrica no Hospital Regional José de Alencar. A presidente do Hospital da Criança, Cida Magnabosco, revelou em uma entrevista à Rádio JM que, embora tenham ocorrido melhorias, a situação financeira continua sendo um desafio.

Desde a inauguração da ala pediátrica no HR, em junho, houve uma notável redução no número de atendimentos no Hospital da Criança, segundo a presidente. No entanto, ela ressaltou que, apesar das melhorias, o Hospital da Criança ainda está atende um número significativo de crianças. 

"Melhorou. Melhorou porque dividiu um pouco. Ainda temos movimento bom e estamos atendendo de maneira normal. O hospital estava sobrecarregado. Quanto mais crianças são atendidas, mais é gasto", avaliou Cida.

Quando questionada sobre a capacidade de manter o equilíbrio das contas, Cida Magnabosco revelou que o recurso recebido pela instituição está abaixo do necessário para cobrir todas as despesas, e os custos operacionais continuam a aumentar. "Não é o mesmo preço do passado. Nós recebemos o que temos que receber do SUS e da Prefeitura, mas precisaríamos de um pouco mais", disse. Para enfrentar esse desafio financeiro, o Hospital da Criança tem que recorrer a verbas parlamentares e empréstimos.

"O nosso teto máximo [emendas parlamentares] é de R$ 1,9 milhão esse ano. Já fizemos todo o plano de trabalho, mas há um trâmite burocrático que acaba atrasando o repasse. Para esse ano, não podemos pegar mais verba, mas já estamos solicitando apoio de emendas dos vereadores. O problema é que as verbas, às vezes, são muito engessadas, não dá para tirar para pagar funcionários, médicos. (...) E fizemos um empréstimo recente para pagar mais dívidas. Estamos cobrindo as dívidas e vamos pagando", expõe a presidente. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por