COMPETIÇÃO

Minas de Minas: Uniube sedia maratona estadual de computação com mulheres e pessoas não binárias

Competição será dividida em duas categorias e reunirá, no Campus Aeroporto, em Uberaba, maratonistas de instituições de ensino de várias regiões de Minas Gerais

Publicado em 30/09/2025 às 11:37
Compartilhar

No dia 4 de outubro, a Uniube em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico, será sede da 1ª Maratona de Programação Minas de Minas voltada para mulheres e pessoas não binárias. São mais de 120 inscritos e mais de 50 equipes na competição, que reunirá acadêmicos da área de computação, estudantes do Ensino Médio e do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental de várias regiões do Estado de Minas Gerais.

O evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino Superior (PROES) da Uniube, dos cursos presenciais de Tecnologia da Informação e da Unitecne, incubadora de empresas da Universidade. 

Mais do que uma competição tecnológica, a maratona busca ir além ao promover um movimento pela equidade, inovação e diversidade na tecnologia, mostrando na prática que o lugar das mulheres e pessoas não binárias, com identidade feminina ou neutra, também pode ser nos códigos, algoritmos e soluções digitais.

“Espero que iniciativas como essa continuem, pois são boas não só para quem já está na área, mas ainda mais para aquelas pessoas que sonham em entrar e precisam de incentivo para acreditar que esse espaço também é delas”, diz a acadêmica do 8º período do curso de Engenharia da Computação da Uniube, Júlia Cartafina Del Duque, que também é graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade e participará da competição.

A participação feminina e de não binários na tecnologia

Segundo o Relatório Setorial 2024 - Macrossetor de TIC da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), no Brasil, houve um crescimento de 39,1% na participação feminina no setor de TIC.

Esse dado representa um aumento de 1,1 p.p. nos últimos cinco anos, reduzindo em 9,5 p.p. a disparidade de gênero. Além disso, de acordo com o Censo da Diversidade - Setor TIC, também realizado pela Brasscom, dos 20,6 mil respondentes que atuam no setor de TIC, 34,2% são mulheres e 1% se declaram como pessoas não binárias.

Segundo o Boletim Mulheres no Mercado de Trabalho divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em março deste ano em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a área de tecnologia tem uma participação feminina de 23,2%. 

Outro dado relevante divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que a participação feminina na tecnologia cresceu 60% entre 2015 e 2020, passando de 27,9 mil para 44,5 mil mulheres.

As categorias e a programação

Com início às 9h e encerramento às 18h, no Campus Aeroporto, em Uberaba, a competição será dividida em duas categorias. A primeira é a maratona, que terá 4h de duração e contará com a participação de pessoas que estão cursando o Ensino Superior.  Já a segunda é a meia maratona que, com 2h de duração, terá maratonistas do Ensino Médio e do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.

“É mais do que uma competição; é um movimento crucial para a transformação do cenário da computação no Brasil. O evento contribui para o aumento da participação feminina e não binária nas áreas de tecnologia, inspirando uma nova geração de profissionais e construindo uma comunidade forte e diversa. Acreditamos que cada passo dado na maratona é uma conquista que nos aproxima de um futuro mais equitativo e inovador”, afirma a professora dos cursos de computação do IFTM - Campus Uberaba Parque Tecnológico, Daniela Orbolato.

O gestor dos cursos presenciais de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Ciência da Computação da Uniube, Luiz Paiva, explica que as competições serão realizadas no Laboratório de Informática Aplicado à Educação (LIAE) e no Uniube Maker. Paiva ainda reforça que a maratona é um marco importante para fortalecer a presença feminina na programação esportiva.

“Alunas dos cursos de Tecnologia da Informação da Uniube que irão participar da competição estão motivadas e se preparam para mostrar seu talento e dedicação em desafios que estimulam o raciocínio lógico e envolvem diretamente a resolução de problemas computacionais, promovendo ainda mais o interesse pela área e consolidando uma comunidade sólida de mulheres na computação”, conclui Luiz Paiva.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por