VACINAÇÃO

Ministério da Saúde recomenda nova dose da vacina bivalente para idosos

Recomendação é feita após a identificação de duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no Brasil

O Tempo
Publicado em 07/12/2023 às 07:36
Compartilhar

Ministério da Saúde anunciou, nesta semana, a recomendação de nova dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses. 
A recomendação para esses grupos é feita após a identificação de duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no Brasil - a JN.1 e a JG.3.
A primeira delas, inicialmente detectada em exames realizados no Ceará, vem ganhando proporção global, correspondendo a 3.2% das detecções no mundo. Já a sublinhagem JG.3, também verificada recentemente no estado nordestino, vem sendo monitorada pelo ministério nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás nos últimos meses. Essas subvariantes já foram encontradas em 47 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A pasta ressalta que todas as vacinas disponíveis atualmente no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes. "É importante que todos os brasileiros atualizem o esquema vacinal com as doses recomendadas para cada faixa etária", afirma o Ministério da Saúde.
Em outubro, a pasta anunciou a inclusão da vacina covid-19 pediátrica no calendário nacional de vacinação e a imunização da população de alto risco para agravamento da doença a partir de 2024. O ministério garante ter estoque suficente para ambos os grupos no próximo ano. 
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por