Missionária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias chama a comunidade uberabense para aulas de libras gratuitas. Segundo a idealizadora do curso, Sister Ana Júlia Arantes, o objetivo da ação é facilitar a comunicação com pessoas com deficiência auditiva, de forma a promover inclusão.
O curso deve durar até março, às sextas-feiras, na sede da igreja, na avenida Fidélis Reis, nº 845. Conforme Ana Júlia, não há um número de vagas e a inscrição pode ser feita pelo WhatsApp, pelo número (34) 8425-0180. “As aulas acontecem uma vez por semana, às 19h, não tem limite de idade. Semana passada começamos a primeira aula e ali estiveram crianças participando, até adultos”, explica.
A professora conta que as aulas são básicas e voltadas especificamente para incentivar a interação com deficientes auditivos, proporcionando inclusão e qualidade de vida a essa população. Por ser um trabalho voluntário e não possuir um CNPJ, a professora conta que não é possível emitir um certificado de conclusão de curso.
"A gente viu muitas coisas maravilhosas acontecendo, como uma mãe de um filho que é surdo e ela não sabia conversar com ele e depois ela aprendeu a conversar com ele pela primeira vez. Tem outra aluna que tem um sobrinho e fez [as aulas] para aprender a falar com ele. Então, é uma oportunidade muito boa para a comunidade”, afirma Sister Ana Júlia.
Para participar, Arantes conta que não é preciso fazer parte da igreja ou eu preciso ser da mesma religião da igreja. “Pode ser qualquer religião, qualquer idade, porque a gente ensina todas as idades. Por enquanto, está indo os membros da igreja que nós tivemos mais contato, mas a gente quer que toda a comunidade vá”, analisa.
O curso ensina o alfabeto e libras, verbos, curiosidades e a história da língua de sinais, além de entre outros aspectos para ter comunicação básica. Além de Uberaba, a missionária já ensinou em Uberlândia, Rio Verde, Aparecida de Goiânia e outras cidades. Ana Júlia Arantes estudou a linguagem de sinais por um ano e meio e já trabalhou auxiliando no suporte de pessoas com deficiência auditiva em uma autoescola.