Conforme o leitor, o lixo é colocado em dias errados e acaba espalhado na porta dos vizinhos (Foto/Divulgação)
A retirada de lixo fora do horário adequado foi alvo de denúncia por um morador da rua Motoki Katzue, no Jardim Espanha. Segundo o denunciante, o local, que funciona como casa de festas, acumula lixo após os eventos. O material é depositado na lixeira e fica exposto ao clima, animais e andarilhos. A situação será encaminhada ao Departamento de Posturas.
De acordo com o leitor do Jornal da Manhã, o lixo é colocado em dias errados e acaba espalhado na porta dos vizinhos. "O pessoal faz festas e coloca o lixo fora do dia da coleta. Cachorros e andarilhos remexem e rasgam os sacos, espalhando sujeira na frente das casas", relata o morador.
O artigo 3 da lei municipal nº 10.697/2008 determina que "o infrator que depositar seu lixo fora dos dias determinados incorrerá em multa de duas UFMs (Unidade Fiscal do Município), e na reincidência a multa será cobrada em dobro, respeitada a ampla defesa". A UFM custa R$ 379,87.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Codau em busca de um posicionamento sobre o caso. Em nota, a autarquia informou que a situação será encaminhada ao Departamento de Posturas da Secretaria de Defesa Social. "Essas situações também podem ser denunciadas pelos moradores por meio do número do Posturas: 3331-2312. A coleta de lixo, que é diurna no bairro (das 7h às 15h), está funcionando normalmente, todas as terças, quintas e sábados", afirmou.
A Codau também reforçou a orientação de que a população deve colocar os sacos de lixo nos horários próximos à coleta, conforme o cronograma de cada rua, contribuindo para manter a cidade limpa e organizada.