Apesar do tempo seco e da baixa vazão nos rios Uberaba e Claro, a Codau tem mantido os reservatórios abertos há mais de uma semana. A situação foi, inclusive, alvo de comemoração pela autarquia em nota à imprensa. No entanto, moradores do bairro Abadia afirmam que o fim de semana foi de torneiras secas na região.
Ao Jornal da Manhã, um leitor denunciou o problema após a divulgação do boletim da distribuição de água: “Não é verídico! Faltou sexta, faltou sábado aqui em casa, no Abadia. Faltou sim!”, afirmou. O caso teria ocorrido na Rua Saldanha Marinho.
A reportagem entrou em contato com a Codau em busca de um posicionamento sobre o caso. Em nota, a autarquia informou que todos os reservatórios da cidade estão abertos há oito dias consecutivos, sem interrupções programadas no Plano de Contingência da Seca.
“A Codau também não realizou manutenção de vazamento pontual em nenhuma rua do bairro Abadia na sexta-feira (30) ou no sábado (31), que implicasse no fechamento de registro de adutora que atende à área. A orientação, nesse tipo de situação, é que o morador ligue no número 115, o canal oficial da Codau, para solicitar uma Ordem de Serviço para o endereço específico”, informou a nota.
Apesar da continuidade na distribuição, a Codau tem orientado a população a economizar água. “Os nossos engenheiros, que estão à frente da gestão desta crise hídrica, preveem a tendência de redução dos níveis de reservação já para o fim de semana. Como a situação é crítica, a cidade precisa continuar firme nas ações de redução do gasto e controle do consumo ao máximo. O resultado é imediato. E, com a colaboração de todos, provavelmente o fechamento dos reservatórios poderá ser por um tempo menor ou mesmo adiado”, alertou Rui Ramos, presidente da Codau.
Nesta quinta-feira (4), o rio Uberaba permanece em declínio, com a vazão abaixo dos 1.200 litros por segundo. O dia segue com altas temperaturas, com previsão de mínimas em torno de 19°C e máximas de até 38°C.