Faltam poucos dias para o Natal e a população uberabense já está em clima de festa. O período é mais do que propício para caridade e manifestações de amor ao próximo: a data simboliza o nascimento do menino Jesus, que anos mais tarde se sacrificou por amor à humanidade e a seu pai, Deus.
Leila Mendes Porto, moradora de Uberaba, leva o simbolismo muito a sério. Há mais de 30 anos, a corretora de seguros organiza uma grande ceia de Natal para asilo da cidade. Conforme conta, em sua própria casa a festividade nunca foi uma tradição. No entanto, ela viu aí uma oportunidade de fazer a temporada dos idosos um pouco mais feliz.
“Eu sempre gostei de fazer atividade para o próximo e eu sentia o Natal dos idosos muito triste, que normalmente estão totalmente abandonados ou sendo abandonados pela família. Então, eu comecei fazendo um lanchinho com um bolo. Aí no outro ano já foi lanchinho, mais salgadinho, mais bolo, até ficar do jeito que é hoje: uma verdadeira ceia de Natal”, explica.
Atualmente, a ceia conta com diversos pratos típicos, como pernil, chester, tender, frango ao molho, feijão tropeiro, salada de legumes, tortas e bolos, além de uma fantástica mesa de fruta, que é um espetáculo à parte. “Eu faço uma verdadeira ceia de Natal. Talvez bem melhor do que eu estivesse fazendo para mim”, conta Leila.
A corretora ainda pontua que a maior parte da preparação dos alimentos é feita por ela também, com o auxílio de pessoas dos asilos e também alguns contribuintes. E é claro que a festa conta ainda os presentes para os idosos, que Leila compra ao longo do ano. Além disso, toda a arrecadação e compra dos alimentos é feita por ela, que na maior parte das vezes precisa tirar dinheiro próprio para completar a compra. Por isso, Leila convoca a população para contribuir seja com alimentos, presentes ou em quantias.
“E quem quiser ajudar a fazer a ceia também pode, quanto mais mãos ajudando melhor. Também estou em busca de pessoas que possam fantasiar de Papai Noel e músicas para tocar”, afirma.
As ceias acontecerão nos dias 16 e 17 de dezembro, das 10h às 13h, nos asilos Lar de Idosos Anjos do Bem e Lar André Luiz. As doações podem ser feitas até o dia 15 de dezembro, basta entrar em contato pelo WhatsApp pelo número (34) 9 8866-0029.