Era para ser mais um ponto para descanso, local de expressão artística e arquitetônica em Uberaba, mas a praça Afonso Teixeira, no bairro Estados Unidos, virou reduto de marginalidade, baderna e sujeira. Quem mora nas proximidades sabe que não é conveniente ficar transitando por ali à noite.
Quem confirma a situação é a costureira Maria Francinete de Fátima. Ela, assim como a maioria dos moradores, que preferem não se identificar, reivindica melhor iluminação para a parte interna da praça. “Eu fui obrigada a colocar grades nas janelas e portas de casa. Sou moradora daqui há muito tempo e não acho justo com os moradores esse lugar caindo e oferecendo riscos a todos nós. Para falar a verdade, até sexo eles praticam ali”, explicou dona Maria.
Solange Rosa Daia de Sousa é professora aposentada e conta que o barulho é motivo de incômod “Umas pessoas estranhas que ficam paradas por aqui, na bebedeira e na bagunça, não dá para dormir”, concluiu. As moradoras estão planejando coletar assinaturas dos vizinhos em um abaixo-assinado para tentar mobilizar as autoridades.