Moradores de Peirópolis relatam falta de energia por cerca de 12 horas entre a noite de quinta-feira (17) e a manhã de sexta-feira (18), após chuva com forte ventania registrada em Uberaba. Outros bairros da cidade também sofreram com a instabilidade do serviço de energia elétrica. A concessionária Cemig alega que, desde a noite da tempestade, iniciou os reparos nas redes.
Ao Jornal da Manhã, morador de Peirópolis, que também empreende na região, conta que, por volta das 22h30, a energia caiu após um período de oscilações. “Eu já estou com vários problemas aqui. O portão eletrônico queimou na vez anterior e agora estou com essa chopeira, que vai precisar de um técnico. Hoje já chamei a empresa. Antes de a energia cair, ela foi dando picos”, relata.
Segundo o morador, a energia voltou a funcionar por volta das 10h30, mas continuava apresentando instabilidade. “Aqui é bifásico e é necessário que toda a comunidade passe a ter trifásico. Tem uma rede que passa pelo meio da comunidade e ainda não foi substituída, mas precisa ser. A rede trifásica dá mais estabilidade e segurança”, opina.
Moradores de outros bairros da cidade também relataram falta de energia na noite de quinta-feira (17). O problema afetou mais a região sul, indo do São Benedito até os bairros Recreio dos Bandeirantes, Damhas, Laranjeiras, Estância dos Ipês, Copacabana e adjacências.
Em nota ao Jornal da Manhã, a Cemig afirma que as tempestades, acompanhadas de rajadas de vento de grande intensidade e descargas atmosféricas registradas em Uberaba na noite de quinta-feira, resultaram em quedas de energia causadas por árvores que caíram sobre a rede elétrica, cabos rompidos e postes danificados.
“A maior parte do atendimento foi normalizada na noite de quinta e na madrugada de sexta. Na manhã de sexta, as equipes seguiam atendendo casos pontuais. Vale destacar que as ocorrências que representam maior risco à população, como quedas de árvores e objetos lançados contra a rede elétrica, que geralmente provocam rompimento de cabos, têm prioridade no atendimento”, informa a nota.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registradas duas quedas de árvore: uma na entrada de estrada vicinal na BR-050 e outra em via pública, na praça Comendador Quintino, que interditou meia pista.