ABASTECIMENTO

Moradores de Uberaba já se queixam de falta de água nas torneiras

Publicado em 26/09/2023 às 09:54Atualizado em 26/09/2023 às 10:03
Compartilhar

A reportagem do Jornal da Manhã recebeu, nesta terça-feira (26), reclamações de moradores de diversos bairros de Uberaba sobre falta de água. A Codau anunciou, na segunda, que todos os reservatórios serão fechados no período vespertino até quinta-feira (28), como forma de aumentar o volume do abastecimento.

A primeira reclamação recebida foi de um morador do bairro Jardim Espanha, que aponta que não há força para a água subir nas caixas e abastercer as casas. Depois, moradora do Bairro de Lourdes alega que busca esclarecimentos na Codau, mas "cada atendente fala um motivo".

Outro morador, agora no bairro Morumbi, diz que está sem água desde sexta-feira (22). No domingo (24), ele teria percebido que o relógio marcador girava em alta velocidade, mas não havia "uma gota de água sequer".

A reportagem questiou a Companhia sobre denúncias de falta de água em alguns bairros da cidade já no final de semana, antes do fechamento dos reservatórios. Em resposta, a Codau alegou que todos os centros estavam abertos, mas no fim de semana houve uma redução de pressão nas redes, devido ao alto consumo. 

As manobras de fechamento de reservatórios começaram nesta terça-feira (26), segundo a Codau. A autarquia explicou, em nota, que o sistema de transposição do rio Claro está trazendo 500 litros de água por segundo, para aumentar assim o volume do abastecimento de Uberaba. 

"Contudo, a onda forte de calor desequilibrou a distribuição de água, comprometendo o abastecimento para vários os bairros, atingindo em especial as regiões mais altas de Uberaba. Um exemplo é o último fim de semana, de acordo com a Codau, quando o alto consumo prejudicou a distribuição nos setores altos, mesmo com todos os reservatórios abertos", aponta.

A expectativa da engenharia da Codau é que na sexta-feira (29) os reservatórios amanheçam com maior capacidade de armazenamento. “As manobras poderão se estender para o fim de semana. Caso o ritmo de consumo de água na cidade, diminua, isto poderá ser evitado. Neste período de seca tivemos um excesso de consumo. Hoje o cálculo é superior a 25% em  comparação aos períodos normais. Este percentual equivale a 70 mil pessoas a mais na cidade gastando água, por isto, pedimos a colaboração de todos para diminuir o consumo. Sabemos o quanto é necessária a água nesta bolha de ar quente que passamos, mas venceremos esta fase com ajuda de todos”, ressaltou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por