Piscina suja no bairro Santa Maria (Foto/Leitor JM)
Após denúncias ao Jornal da Manhã relacionadas ao abandono de piscinas que se transformam em grandes abrigos para focos de mosquito da dengue, moradores do bairro Santa Maria trouxeram à reportagem mais um caso de descaso. Um imóvel na rua Amapá estaria causado transtornos para a vizinhança, pois a piscina da residência vem acumulando sujeira e tornou-se um grande criadouro de mosquitos Aedes Aegypti.
Conforme a imagem, a água já assumiu um tom esverdeado e com lodo.
É válido lembrar que esta é a segunda denúncia em que moradores de uma região relatam situação similar. A primeira ocorreu na terça-feira (27) da semana passada, quando moradores do bairro Abadia reclamaram sobre a situação da piscina do Uberaba Tênis Clube (UTC).
Leia mais: Situação da piscina do UTC preocupa vizinhos
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em busca de um posicionamento sobre o caso. De acordo com a pasta, uma equipe do Departamento Endemias irá até o local ainda para averiguar a denúncia e controle. “O departamento de zoonoses e endemias está nas ruas todos os dias atuando no combate ao mosquito que é o transmissor não apenas da dengue, como também do Zika vírus, da Chikungunya e febre amarela”, afirma.
A Secretaria de Saúde ainda salienta que pedidos de averiguação podem ser feitos junto ao Departamento pelo telefone (34) 3315-4173. A população também pode ajudar a combater a proliferação do mosquito averiguando locais que acumulam água.
Dengue. De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro, Uberaba está em risco de surto de dengue, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O primeiro levantamento realizado este ano apontou 8,40% de incidência do mosquito em janeiro, o que foi maior do que o resultado de 7,70% verificado no mesmo período de 2022. O último Boletim Epidemiológico da dengue, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aponta que Uberaba tem 1.246 novos prováveis casos de dengue.
No estado, o LIRAa aponta que, dos 827 municípios que participaram do estudo, 321 deles (38,8%) apresentam o Índice de Infestação Predial (IIP) igual ou maior que 4 – ou seja, estão em situação de risco para a transmissão das doenças transmitidas pelo mosquito. Outros 337 municípios (40,8%) estão em alerta (índice de 1 a 4) e, em 169 (20,4%), o indicador foi classificado como satisfatório, pois o IIP é menor que 1.