As rachaduras na pista persistem desde o ano passado. (Foto/Divulgação)
A situação precária da via próxima à rotatória de entrada do bairro Jardim Anatê tem gerado preocupação entre os moradores e motoristas que trafegam pelo local. Um vídeo enviado à reportagem do Jornal da Manhã mostra buracos, mato alto e um desbarrancado que está cedendo, comprometendo ainda mais o asfalto.
O denunciante menciona que as rachaduras na pista persistem desde 2024 e destaca que, apesar de uma promessa feita pela Prefeitura para reforçar o asfalto antes das eleições, nenhuma intervenção foi feita até o momento. "Aqui o mato está tomando conta até da placa de publicidade. Está cheio de buraco e o pessoal do Anatê está sofrendo. Esse problema já vem desde o ano passado. Inclusive, a prefeita, antes das eleições, falou que tinha uma verba de R$ 1 milhão para reforçar a sustentação desse asfalto. Mas até hoje nada!", relata.
Leia também: Pátio de carros desmanchados é alvo de reclamação e dono diz que não há problema no local
Em resposta, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que “as intervenções no sistema de drenagem pluvial no Jd. Anatê estão previstas para serem iniciadas até meados de fevereiro. A Codau planeja a implantação de uma rede dupla de 1.500 mm entre a rotatória de acesso ao bairro até o Gameleiras III, margeando a rodovia BR 262 e passando sob o viaduto da VLI. A expectativa é que em até 60 dias a obra esteja concluída”.
Sobre os recursos citados, a Codau esclareceu que a licitação foi realizada para a execução de obra de contenção de encosta, com muro de gabiões, no cruzamento das ruas Elvira Sivieri Cicci e Oranides Ferreira da Silva, no Anatê. “Os recursos são na ordem de R$ 737 mil. E esta obra também tem previsão de ser entregue em 60 dias”, esclarece a autarquia.
A Companhia ainda destacou que o período chuvoso dificulta a execução de obras, especialmente as que envolvem movimentação de terra, fechamento de valas e compactação do solo. Quanto à limpeza urbana, foi ressaltado, em nota, que os serviços foram realizados no Anatê I e II na segunda quinzena de janeiro. Já a roçada e capina da avenida Marginal está programada para as próximas semanas, após a conclusão da limpeza nos entornos das escolas municipais, priorizando a volta às aulas.