Moradora informou que vem tentando contato com a Codau desde sexta-feira (9), mas o vazamento persiste, desperdiçando grande volume de água (Foto/Reprodução)
Vazamentos recorrentes de água têm gerado transtornos em Uberaba, especialmente em trechos antigos da cidade. Na rua Barão da Ponte Alta, no bairro Abadia, a tubulação apresentou um novo problema, após reparo anterior, e vem desperdiçando água há mais de uma semana. A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) informou que a Ordem de Serviço para o reparo já está programada e será executada nesta sexta-feira (16).
Ao Jornal da Manhã, uma moradora informou que vem tentando contato com a Codau desde sexta-feira (9), mas o vazamento persiste, desperdiçando grande volume de água. Segundo a denunciante, o local já havia recebido manutenção anteriormente, mas a via foi recoberta apenas com cascalho e permaneceu assim por mais de 20 dias antes de receber a manta asfáltica, causando dificuldades a quem passava pela rua. Mesmo após o reparo anterior, um novo vazamento surgiu, levantando dúvidas sobre a execução do serviço e a condição da tubulação.
Em nota, a Codau confirmou o registro do vazamento e explicou que, embora um problema anterior na via já tenha sido solucionado, a tubulação antiga apresentou um novo ponto de escape de água, cuja Ordem de Serviço para o reparo está programada para ser executada ainda na tarde desta sexta. De acordo com a autarquia, a população pode entrar em contato pelo telefone Fale 115 para mais informações ou registro de novas ocorrências.
Vazamentos de água têm sido um problema recorrente em Uberaba. Só em 2026, ao menos três registros foram encaminhados ao JM. No bairro Guanabara, por exemplo, moradores relataram escape de água persistente antes de a Codau iniciar o reparo. Problemas semelhantes também foram registrados no Valim de Melo, Leblon e Grande Horizonte, em parte devido a oscilações de pressão nos reservatórios durante o período seco, evidenciando o desafio em manter redes antigas, atender a todas as demandas e evitar desperdício e transtornos à população.