No último dia 13 de maio, Dona Luzia ainda desfilou com o Terno de Congada Minas Brasil Verde Amarelo (Foto/Reprodução)
Maria Luzia Cardoso, também conhecida como Luzia Mapuaba, morreu nesta sexta-feira (5), aos 91 anos. O velório está marcado para acontecer nesta sexta-feira (5), em sua residência na rua Tapajós, às 20h. O enterro será no Cemitério São João Batista, às 16h30, neste sábado (6).
Luzia Mapuaba deixa nove filhos, 36 netos, 47 bisnetos e oito tataranetos.
Atuante nas ações que exaltam a cultura regional, herdou de sua mãe o Terno de Congada Minas Brasil, Folia de Reis Família Mapuaba, e Tenda de Umbanda Nossa Senhora do Rosário. É válido citar que Terno de Congada Minas Brasil foi reconhecido recentemente pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura.
Ainda, fundadora da Escola de Samba Grêmio Recreativo Rosas de Ouro, que se consagrou a escola de samba com maior número de títulos de Uberaba.
A família conta que Luzia começou a trabalhar aos 15 anos como cozinheira para ajudar no sustento de sua casa. Trabalhou por 33 anos na mesma casa. “Mulher simples, humilde e de muita fé herdou. Ela falava com muito orgulho de suas raízes, de saber de onde vem, do amor que tinha por sua família e a satisfação de ver seus filhos, netos, bisnetos, tataranetos, sobrinhos e todos os seus familiares estudarem”, afirma a família em nota.