MULHERIDADES

Mostra no Teatro Experimental denuncia as várias formas de violência contra a mulher

Marconi Lima
Publicado em 05/08/2024 às 20:26
Compartilhar

A partir do dia 23 até 1º de setembro, acontecerá no Teatro Experimental de Uberaba (TEU) a Mostra Mulheridades. Conforme os organizadores, a ideia é levar a mostra também às ruas e escolas, realizando várias intervenções urbanas e oficinas em escolas estaduais.

A Mostra Mulheridades é um encontro que reúne mulheres artistas que trabalham com diferentes linguagens artísticas na cidade de Uberaba. A mostra vem fortalecer a presença das mulheres na cena local e ampliar a visibilidade de como seus trabalhos produzem vida e modificações socioculturais.

O projeto reúne diversas artistas, que juntas não apenas denunciam as mais variadas formas de violência contra a mulher, mas também contribuem para a resistência e (re)existência das mulheridades mineiras. “A Mostra Mulheridades vem afirmar que lugar de mulher é onde ela quiser. É no palco. É no teatro. É na performance. É na dança. É no circo. É no slam. É na música. É transformando vidas e se reinventando por meio do fazer artístico”, destaca a idealizadora do projeto Danielen Brandão.

Dentro da mostra, acontecerão as oficinas “Dedo de Prosa”, que têm como objetivo fomentar um espaço de diálogo e experimentação artística e corporal, no qual serão compartilhadas questões que atravessam os corpos-territórios, e criar formas de expressão e cuidado.

Cada oficina terá duração de 1h30 e acontecerá no próprio espaço escolar, com turmas de 25 mulheres entre 14 e 60 anos. “São oito vagas para Escolas Estaduais, que terão como critérios de seleção a diversidade do ser e estar mulher, na afirmação de um espaço plural e diverso”, explicou.

As oficinas acontecerão entre os dias 9 e 22 de agosto e os horários serão definidos junto às escolas participantes.

A grande homenageada da Mostra Mulheridades é Julieta Hernandez, a Miss Jujuba, que era uma mulher nômade, artista multifacetada, palhaça e cicloviajante.

“Assim, convocamos as mulheridades que gostam de pedalar, aquelas que não gostam, as que não sabem e as que desejam aprender, para estarmos juntas em uma jornada por Julieta, que foi vítima de feminicídio”, convoca Danielen, lembrando que a “Bicicletada por Julieta Hernandez” acontece no dia 17. “Se programem. A concentração será às 15h, na praça Pôr do Sol, com saída às 16h30.”

A mostra traz mais ações ativistas, pois no próximo dia 10 começarão as homenagens para Miss Jujuba, com o Cortejo “Lugar de mulher é onde ela quiser! Julieta Presente!”, que tem concentração às 9h, na praça Rui Barbosa, com saída prevista para as 10 horas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por