A partir do dia 23 até 1º de setembro, acontecerá no Teatro Experimental de Uberaba (TEU) a Mostra Mulheridades. Conforme os organizadores, a ideia é levar a mostra também às ruas e escolas, realizando várias intervenções urbanas e oficinas em escolas estaduais.
A Mostra Mulheridades é um encontro que reúne mulheres artistas que trabalham com diferentes linguagens artísticas na cidade de Uberaba. A mostra vem fortalecer a presença das mulheres na cena local e ampliar a visibilidade de como seus trabalhos produzem vida e modificações socioculturais.
O projeto reúne diversas artistas, que juntas não apenas denunciam as mais variadas formas de violência contra a mulher, mas também contribuem para a resistência e (re)existência das mulheridades mineiras. “A Mostra Mulheridades vem afirmar que lugar de mulher é onde ela quiser. É no palco. É no teatro. É na performance. É na dança. É no circo. É no slam. É na música. É transformando vidas e se reinventando por meio do fazer artístico”, destaca a idealizadora do projeto Danielen Brandão.
Dentro da mostra, acontecerão as oficinas “Dedo de Prosa”, que têm como objetivo fomentar um espaço de diálogo e experimentação artística e corporal, no qual serão compartilhadas questões que atravessam os corpos-territórios, e criar formas de expressão e cuidado.
Cada oficina terá duração de 1h30 e acontecerá no próprio espaço escolar, com turmas de 25 mulheres entre 14 e 60 anos. “São oito vagas para Escolas Estaduais, que terão como critérios de seleção a diversidade do ser e estar mulher, na afirmação de um espaço plural e diverso”, explicou.
As oficinas acontecerão entre os dias 9 e 22 de agosto e os horários serão definidos junto às escolas participantes.
A grande homenageada da Mostra Mulheridades é Julieta Hernandez, a Miss Jujuba, que era uma mulher nômade, artista multifacetada, palhaça e cicloviajante.
“Assim, convocamos as mulheridades que gostam de pedalar, aquelas que não gostam, as que não sabem e as que desejam aprender, para estarmos juntas em uma jornada por Julieta, que foi vítima de feminicídio”, convoca Danielen, lembrando que a “Bicicletada por Julieta Hernandez” acontece no dia 17. “Se programem. A concentração será às 15h, na praça Pôr do Sol, com saída às 16h30.”
A mostra traz mais ações ativistas, pois no próximo dia 10 começarão as homenagens para Miss Jujuba, com o Cortejo “Lugar de mulher é onde ela quiser! Julieta Presente!”, que tem concentração às 9h, na praça Rui Barbosa, com saída prevista para as 10 horas.