Rebanho transita na avenida Américo Pessato e Juca Pato (Foto/Reprodução/Leitor)
Moradores do Beija-Flor 2 denunciam o trânsito irregular de animais nas avenidas Juca Pato e Américo Pessato. Segundo o reclamante, um rebanho passa pela região com constância sem acompanhamento de um profissional, o que atrapalha o trânsito na via e aumenta o perigo de acidentes.
Ao Jornal da Manhã, o denunciante, que preferiu não se identificar, aponta que os animais aparecem principalmente em horários de pico, quando o trânsito de veículos na região aumenta. "Eles estão soltos e prestes a causar um acidente grave, porque há crianças nas ruas e é uma área muito movimentada por carros e motos, sem contar que está bem próxima a uma creche", relata um morador do entorno.
Os animais transitam próximo à rotatória que leva à região leste do bairro. A situação já foi denunciada pelo morador à Prefeitura de Uberaba há mais de uma semana, pelo Cidade Ativa. Porém, nenhuma atitude teria sido tomada.
Até o dia 1º de fevereiro, o Departamento de Posturas já havia apreendido quatro animais abandonados em via pública. O total de recolhimentos em 2023 foi de 27 animais, sendo que cinco foram doados devido a sinais de maus-tratos ou à impossibilidade de identificar o proprietário. Esses animais são encaminhados ao Horto Municipal, onde recebem cuidados até que um proprietário ou responsável se apresente.
Nesses casos, o responsável, se identificado, responde pelos danos causados ao animal.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de informações sobre se a situação chegou ao conhecimento do Departamento. Também foi questionado sobre o recolhimento dos animais e a identificação do dono. No entanto, até o momento, não houve retorno. O espaço permanece aberto para manifestações.