O congestionamento em horário de pico na Avenida Alberto Martins Fontoura Borges tem sido alvo de reclamações por parte dos ouvintes da Rádio JM. Segundo um dos reclamantes, após as 18h, a via estaria "intransitável". Apesar das reclamações, a Secretaria de Defesa Social (SDS) não planeja fazer mudanças no trânsito nesta região.
Em contato com a Rádio JM, um ouvinte apontou que a principal causa do congestionamento são os veículos estacionados no meio da via, próximos às ilhas que dividem a avenida. "O sentido Guilherme Ferreira para Major Eustáquio (quem sobe) é o mais afetado. Camionetes ali deveriam ser imediatamente proibidas, dos dois lados", relata.
Veja também: PlanMob será lançado esta semana em plenária no Ceta
O reclamante ainda sugere a proibição definitiva na localidade. "Sugiro que proíbam definitivamente estacionar nos canteiros que dividem a avenida, pois está estreitando a via e dificultando ainda mais o trânsito. Tem camionetes estacionando e deixando a via extremamente estreita", afirma.
A reportagem procurou a Prefeitura de Uberaba para saber se há planos para melhorar a mobilidade no local. Em nota, a Superintendência de Trânsito afirma que a solução não passa por proibir o estacionamento nas vias, que já não são suficientes para atender à população. "A Superintendência orienta os motoristas a buscarem rotas ou horários alternativos para evitar os locais com fluxo intenso de veículos nos horários de pico", diz a nota.
A superintendência também justifica que as vias de Uberaba, principalmente as centrais, são estreitas e, nos horários de pico, com um volume maior de tráfego, a tendência é de congestionamento. "Essa não é uma realidade local, ao contrário, é verificada em centenas de outras cidades do mesmo porte que Uberaba", finaliza.