Usuários do serviço de mototáxi em Uberaba estão colocando a vida em risco por falta de regulamentação da profissão. Na sexta-feira, 11, mototaxista inabilitado colidiu com traseira de ônibus por não respeitar sinal de “pare”. Ao ser verificado no sistema, também foi constatado que a motocicleta estava com o licenciamento atrasado.
Segundo o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Uberaba, Sérgio Antônio Silva, este é apenas um dos problemas enfrentados nesse setor. “Como não existe regulamentação, não há como impedir que os ilegais trabalhem”, afirma.
Silva espera que o projeto que regulamenta a profissão seja votado o mais rápido possível. Ontem, inclusive, ele esteve na Câmara Municipal de Uberaba para cobrar agilidade nessa questão. Outro problema enfrentado pela categoria é o abuso quanto ao trabalho de mototaxistas. “Muitas centrais de mototáxis exigem que o motociclista pague a diária em que ele está de folga”, completa.
O diretor do departamento de Transporte Especializado da Settrans, Carlos Freitas, explica que a secretaria não pode agir nesse caso enquanto o projeto que regulamenta a profissão não for votado e aprovado na Câmara Municipal.