Por decisão do Conselho Nacional de Trânsito, mototaxistas e motofretes terão de trocar a Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Propriedade do Veículo até agosto
Por decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mototaxistas e motofretes terão de trocar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Propriedade do Veículo até agosto, quando encerra prazo para conter nestes dois documentos a inscrição “exerce transporte remunerado”. Além disso, os mototaxistas terão de se submeter a curso de segurança, que ainda não foi regulamentado pelo Detran/MG.
No entanto, segundo o delegado de Trânsito, Paulo Deladona, em Uberaba pode ser que a exigência não seja cobrada. “Enquanto a profissão de mototaxista não for regulamentada no município não pode haver essa exigência”. Por outro lado, no momento de trocar a CNH, conforme a determinação do Contran, Deladona acredita que o valor será o mesmo cobrado para qualquer motorista, próximo de R$50.
O projeto de lei municipal já esteve em plenária duas vezes para votação dos vereadores, mas voltou para a Prefeitura. Segundo a Secretaria de Governo, existia a necessidade de adequar o texto às novas exigências do Conselho Nacional de Trânsito.
O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Uberaba, Sérgio Antônio Silva, comenta que após o carnaval irá agendar reunião com o presidente da Câmara Municipal, Luiz Humberto Dutra (PDT), para agilizar a inclusão do projeto na pauta de reunião.