O movimento nas repartições públicas federais que funcionaram ontem foi bem menor que dos demais dias. Para quem está acostumado com filas e demora, a segunda-feira (11) foi extremamente atípica.
Segundo Sebastião Adelino da Costa, chefe da agência do INSS, mesmo com atendimentos agendados, o movimento caiu 20%. “Normalmente atendemos 600 pessoas na segunda-feira, mas não chegamos a 500. Isso porque, como o serviço municipal prolonga o feriado, as pessoas acreditam que o mesmo acontece com o atendimento em órgãos federais”, explica.
Na Gerência Regional do Trabalho, a procura registrou queda de mais de 50%. “Aqui a procura foi muito pequena, quase ninguém. Enquanto durante a semana formam-se filas e temos que distribuir senhas para não gerar tumulto”, conta o gerente Getulio Ferreira Furtado. Na Receita Federal não foi diferente, o atendimento do contribuinte foi tranquilo durante toda a tarde.
Comércio. Em contrapartida, o shopping Uberaba esteve com movimento intenso durante todo o dia. Os consumidores tiveram que esperar para conseguir uma vaga no estacionamento e depois tiveram de enfrentar corredores e lojas cheias.