Peirópolis receberá mudanças para acolher visitantes (Foto/Reprodução) ( )
Uberaba aguarda, em 2024, a chancela que colocará o Geoparque Terra de Gigantes no mapa dos destinos que são exemplo de gestão com foco no desenvolvimento sustentável. Com isso, o território deve atrair a atenção de turistas e, consequentemente, de investidores voltados para o lazer. Devido a esse processo natural de reconhecimento, novas regras de preservação ambiental do território devem ser estabelecidas.
Segundo o promotor de justiça, Carlos Valera, já houve procura por parte do município de forma preventiva. "O regramento de utilização do local é feito pelo próprio município, através do zoneamento. Ele determina o que pode e o que não pode. Mas nós, de forma preventiva, já nos reunimos com a prefeitura, com diversas secretarias, inclusive com a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas), porque há uma expectativa não só de turistas lá, mas também de empreendimentos", explica.
O promotor também esclarece que, além de acompanhar o regramento, a promotoria também acompanha os trabalhos de melhoria realizados pela prefeitura no local, como a duplicação da via e a melhoria da estrutura, além do que ainda deve ser feito. "Eu acredito que aquela parte, digamos assim, mais histórica, com certeza, ficará mais preservada, e haverá um anel viário que contornará essas áreas. Nós também temos toda essa cautela, e já há um procedimento no qual estamos acompanhando essas discussões junto ao município e à Codau", finaliza.
O projeto referente ao Geoparque Uberaba será submetido à apreciação do Conselho Consultivo da Unesco em fevereiro de 2024. Confirmado o aval do grupo, a certificação será formalizada em assembleia na conferência anual da Unesco em abril de 2024.
Se aprovada a inclusão de Uberaba na lista de geoparques mundiais, este será o único território em Minas Gerais com reconhecimento internacional. Em todo o Brasil, já existem cinco geoparques reconhecidos: Araripe, Seridó, Caminhos dos Cânions do Sul, Caçapava do Sul e Quarta Colônia. Ao todo, existem 176 Geoparques em 46 países.
O projeto venceu a primeira etapa para receber a chancela da Unesco e teve sua candidatura aceita pelo conselho global de geoparques da Unesco em setembro, durante evento realizado em Marrakech, no Marrocos.