A situação de animais errantes em áreas urbanas é um desafio significativo em Uberaba. Apesar dos contínuos mutirões de castração realizados pelo governo municipal, a superpopulação de animais de rua ainda é um ponto sensível, e pode representar riscos à saúde pública. Neste sentido, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pode auxiliar na disponibilização de equipamentos para realização de cirurgias de controle populacional, inclusive com um veículo próprio para captura dos animais.
A iniciativa foi revelada pelo coordenador regional das promotorias de Defesa do Meio Ambiente, promotor Carlos Valera, em entrevista ao JM News 1ª Edição. Ele ressaltou que o empenho para as castrações de errantes deve envolver todos os agentes públicos, inclusive o MPMG.
Uma das soluções propostas é o uso de um veículo especialmente designado para a captura de animais em Uberaba. Segundo o promotor, o Ministério Público está disposto a ceder um veículo para esse fim, que ele descreveu como "a antiga carrocinha", com o objetivo de tornar mais eficiente e segura a coleta desses animais das ruas.
"Para avançar na castração dos errantes, precisamos ter estrutura para captura e capacitar as equipes. Temos que ter toda essa cautela para fazer a captura dos errantes com segurança", revela.
O procedimento operacional padrão ainda está sendo estudado, mas a ideia central é investir na estrutura adequada, incluindo o veículo, cambão (equipamento para manuseio seguro dos animais), e luvas de proteção.
O promotor destacou a parceria do município de Uberaba com o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), que facilita o processo. Após a captura, os animais seriam encaminhados para o hospital, onde podem receber os cuidados necessários, incluindo a castração, antes de serem devolvidos ao seu habitat natural.
Essa abordagem está alinhada com a política consolidada nas leis estaduais e municipais, que buscam não apenas reduzir a população de animais errantes, mas também garantir que esses animais recebam tratamento adequado e sejam devolvidos ao meio ambiente de forma responsável.