BEM-ESTAR ANIMAL

MPMG quer mapear quantidade de gatos em Uberaba

O projeto-piloto envolve apenas gatos, mas pode ser expandido caso haja bom desempenho

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 25/10/2023 às 10:09
Compartilhar

A iniciativa começará com gatos por ser uma população menor, como esclarece o promotor (Foto/Juan Jesus Ruiz Cabrera/Flickr)

Projeto-piloto encabeçado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) tentará levantar dados sobre a população de gatos em Uberaba. A novidade foi apresentada pelo promotor de Justiça Carlos Valera, nesta quarta-feira (25). Em entrevista ao JM News 1ª Edição, da Rádio JM, ele detalhou que o programa será feito por meio do Programa Saúde da Família (PSF), e há a possibilidade de expandir a pesquisa para outros animais domésticos.

Como explica Valera, coordenador regional das promotorias de Defesa do Meio Ambiente, o projeto dispõe uma mudança nos questionamentos feitos pelos agentes comunitários da saúde envolvidos na PSF, com acréscimo da quantidade de gatos sob cuidados de cada morador. O promotor enfatizou a importância de entender a realidade dos felinos na cidade e direcionar políticas públicas apropriadas para garantir o bem-estar.

"Estamos desenvolvendo um projeto onde sensibilizamos os agentes de saúde a incluir em seus questionários do Programa de Saúde da Família (PSF) informações sobre a quantidade desses animais nas áreas que atendem. Isso nos permitirá obter dados sobre a localização e a concentração dos gatos errantes em Uberaba, e, a partir disso, desenvolver um projeto específico para cuidar deles", explicou Carlos Valera.

A iniciativa começará com gatos por ser uma população menor, como esclarece o promotor. Mas se for bem-sucedida, a intenção é expandir e sensibilizar para que seja aplicado a outros animais. "Uberaba hoje não tem um censo, não sabemos quantos animais têm nas casas e nas ruas. Precisamos ter essas informações para direcionar políticas públicas e fazer alocação de recursos", alega.

Ainda na entrevista, Carlos Valera ponderou que, apesar de constantes críticas ao atendimento de animais em Uberaba, há avanços significativos que indicam melhora no serviço. "Até onde temos notícia, o Município tem cumprido com todas as obrigações com relação ao controle populacional. (...) Nós estamos avançando. Na velocidade que queríamos? Não. Mas temos que relembrar a todos que antigamente não tínhamos nada. Ou quase nada. Hoje já temos uma estrutura consolidade, castramóveis, unidade para atendimento. As pessoas precisam parar de criticar e começar a ajudar a resolver. Muitos criticam, mas não ajudam", finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por