VULNERABILIDADE

Mudança de sede deve ampliar atendimento na Casa do Menino

Segundo o diretor da instituição, padre Ricardo Fidélis, projeto passará por reestruturação

Rafaella Massa
Publicado em 29/03/2023 às 09:35
Compartilhar

Atual sede da Casa do Menino, no bairro Olinda (Foto/Google Street View)

De mudança para nova sede no bairro Residencial Ilha Bella II, a Casa do Menino, que atua no apoio a jovens em vulnerabilidade social, contará com estrutura maior, o que deve ocasionar na ampliação do atendimento. Segundo o diretor da instituição, padre Ricardo Fidélis, na nova localização poderão ser atendidos cerca de 150 adolescentes. Hoje, a ONG acolhe mais de 50. 

O atendimento é voltado para adolescentes entre 14 e 17 anos e 9 meses, que vivem em vulnerabilidade social, nos bairros mais afastados da cidade. Conforme o padre Ricardo conta, um dos objetivos da mudança é levar o serviço da Casa do Menino até o público, em uma ideia de aproximação. “O público-alvo da casa do menino hoje vem desses bairros mais da periferia, novos bairros de Uberaba. Então, agora nós vamos até eles. A instituição estará lá no meio deste contexto onde a demanda estará muito maior”, afirma. 

Além de aumentar o público-alvo, deve ser aumentado também o período de trabalho na instituição, que atualmente opera apenas no período vespertino, além dos cursos e oficinas. “Nós vamos rever o nosso projeto, dentro dessa nova estrutura para ampliar ainda mais o atendimento. A casa tem como objetivo o fortalecimento de vínculos, esse é o nosso principal serviço. Mas junto a isso, a casa oferece também alguns cursos, como informática e também oficinas que ajudam os adolescentes no fortalecimento da questão escolar, além de oficinas que despertam o interesse profissional dos adolescentes para diversas áreas”, explica o padre. 

O diretor da instituição conta que, no momento, a equipe está focada na mudança. No entanto, será feita uma avaliação da demanda, para que ocorra uma reforma do projeto de atuação. “Para esse atendimento ser ainda mais amplo, para ajudar mais ainda os adolescentes e as famílias também, que as famílias também tem o acompanhamento do assistente social, da psicóloga. Tudo agora vai ser revisto dentro da nova estrutura. Nós estávamos com uma estrutura muito limitada”, afirma. 

Há 48 anos auxiliando jovens e suas famílias, a instituição conta com as parcerias entre o Governo Municipal e as doações de benfeitores que, conforme conta padre Ricardo, hoje estão em menor número do que já foram no passado “E nós sempre necessitamos dos benfeitores que nos ajudem a manter essa obra”, analisa. 

O convite para a inauguração foi estendido à prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, à secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, e ao secretário de Educação, Celso Neto. “Não temos a confirmação, mas foram convidados. Convidamos os diretores anteriores da casa do menino, famílias que fazem parte da história. Quem presidirá a inauguração é o arcebispo Dom Paulo Mendes que irá inaugurar com uma missa”, finaliza. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por