Prova escrita para seleção de candidatas do projeto Mulheres da Paz será realizada hoje. Das 159 inscrições, 122 pessoas foram selecionadas para a segunda fase do recrutamento. Haverá duas turmas para aplicação dos testes. As aprovadas podem consultar o local e horário do exame no site www.mg.senac.br ou no telefone 3312-0444.
De acordo com o gerente do Senac/Uberaba, Manoel Bayão Júnior, as mulheres pré-selecionadas vão elaborar uma redação sobre temas ligados ao projeto, como direitos humanos, direito das mulheres e contenção da violência. As candidatas também terão que discorrer sobre assuntos gerais e demonstrar capacidade de comunicação e conhecimento gramatical.
As participantes aprovadas seguem para a terceira etapa da seleçã a entrevista. Esta fase deverá ser concluída até 16 de dezembro e os resultados anunciados até o dia 22. Entretanto, as inscrições para os cursos de capacitação só serão abertas a partir de 3 de janeiro. Assim, as atividades do projeto só começam no próximo ano.
As mulheres selecionadas vão atuar durante um ano como mediadoras sociais em 80 bairros. O foco do trabalho será a prevenção da violência, o risco social entre crianças e jovens, além do esclarecimento de dúvidas e direitos do cidadão. As integrantes farão parte do cadastro do Sistema Nacional do Projeto Mulheres da Paz (Simpaz) e receberão um benefício mensal do Ministério da Justiça no valor de R$190.