BOA NOTÍCIA

Seds reduz em 70% fila de espera para vagas em asilos para idosos

Marconi Lima
Publicado em 27/08/2025 às 21:08
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Balanço divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Social mostra que o Município ampliou de 147 para 164 o número de vagas sociais em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Também foi criada comissão reguladora responsável por estabelecer critérios técnicos de acesso.

De acordo com o levantamento, a fila de espera por vagas em ILPIs reduziu em mais de 70% nos últimos seis meses. Em março, 60 idosos aguardavam atendimento; em agosto, o número foi reduzido para 14.

“A ampliação das vagas sociais, aliada à reorganização da rede, permitiu atender a maior parte da demanda reprimida. Nosso objetivo, no entanto, continua sendo zerar essa fila de espera”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ernani Neri.

Segundo ele, a criação da Comissão Reguladora de Vagas em ILPIs foi uma medida estratégica para alcançar os resultados. O grupo é formado por profissionais da saúde e da assistência social, com a responsabilidade de gerir a oferta de vagas e encaminhar os idosos às instituições. “Também foi publicado protocolo que define e padroniza critérios técnicos para o acesso, garantindo mais transparência no processo”, acrescentou.

Neri ressaltou ainda que a redução da fila de espera é apenas um dos pilares de uma política mais ampla de atenção ao idoso, uma vez que a institucionalização é medida excepcional, adotada apenas quando esgotadas as alternativas de permanência familiar.

“Vamos investir em iniciativas que previnam a institucionalização precoce e fortaleçam os vínculos familiares e comunitários, como a implantação de um Centro Dia, onde idosos em situação de vulnerabilidade passam o período diurno e retornam para suas casas à noite”, disse o secretário.

Outro projeto em andamento é a ampliação dos serviços da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), localizada na avenida Leopoldino de Oliveira. A expectativa é que o espaço se torne um Centro Integrado de Atendimento à Pessoa Idosa. A proposta foi indicada em estudo realizado por comissão criada em abril para coordenar a reestruturação da unidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por