As mulheres ocuparam a maior parte das vagas de emprego em junho e os setores de serviço e indústria foram os que tiveram melhor desempenho (Foto/Reprodução)
Mais de 60% das vagas de trabalho com carteira assinada criadas em junho em Uberaba foram preenchidas por mulheres. No mês passado, o desempenho da empregabilidade na cidade foi positivo, com a abertura de 433 novos postos de trabalho formais, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com o levantamento, do total de vagas abertas, 272 foram preenchidas por mulheres e 161 por homens. Assim, 62,8% dos postos foram preenchidos pelo sexo feminino e 37,18% pelo masculino.
A superintendente de Micro e Pequenas Empresas, Carolina Ribeiro, ressaltou que o resultado positivo é fruto de trabalho permanente do governo municipal, na busca por investimentos voltados para a geração de emprego e renda. “Nós temos uma lei atrativa para os investidores, sendo o setor de Serviços e o da Indústria os que mais realizaram contratações”, afirmou.
“É relevante destacar também todo o trabalho que vem sendo solicitado pela prefeita Elisa Araújo, para alinharmos junto às empresas a contratação de mulheres. Desta forma, fechamos um saldo positivo na contratação de mulheres e o trabalho continua. Para que mais mulheres tenham acesso ao emprego formal, vamos intensificar a promoção de mutirões de emprego e, também, a oferta de cursos gratuitos para qualificação e capacitação profissional delas”, analisou.
Das cinco atividades econômicas pesquisadas, apenas a Construção não teve saldo positivo, com fechamento de 15 postos de trabalho. Serviços (214), Indústria (161), Agropecuária (49) e Comércio (24) apresentaram desempenho positivo. O resultado é puxado, principalmente, pelos setores de Serviços e Indústria. O estoque, ou seja, a quantidade total de vínculos celetistas ativos, em junho, contabilizou 87.716.
Dentre as seis cidades mais populosas do Triângulo Mineiro, Uberaba, com 433 vagas abertas, obteve o melhor resultado em saldo. Uberlândia abriu 240 e Ituiutaba, 111. Patos de Minas, Araguari e Araxá tiveram resultados negativos, com o fechamento de 1.247 vagas, 72 e 103, respectivamente.