Prefeitura já enviou documentação para cálculo do ICMS Cultural 2011. Novos tombamentos foram incluídos no relatório do Conselho Municipal
Prefeitura já enviou documentação para cálculo do ICMS Cultural 2011. Novos tombamentos foram incluídos no relatório do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), o que deverá melhorar a pontuação do município a partir do próximo ano. A nota caiu de 11 para 9,5 pontos em 2010.
De acordo com a coordenadora técnica do Conphau, Juliana Almeida de Melo, entre os novos tombamentos está a fazenda Indaiá, que pertencia ao Coronel Manoel Borges. O conselho também enviou dossiê para registrar a Banda do 4º Batalhão da Polícia Militar como bem imaterial. Outra ação foi o inventário da Estação Buriti, da antiga Estrada de Ferro da Mojiana, do conjunto de galpões da atual Estação da Mojiana no Bairro Boa Vista e da Casa da Prece, onde atendia o médium Chico Xavier.
Juliana ressalta que também foram encaminhadas ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG) as fichas de análise da situação de todos os bens já tombados. “Os estudos mostraram saldo positivo, com 80% em bom estado de conservação”, acrescenta.
Os técnicos do Iepha já iniciaram a análise dos documentos. A tabela com as notas provisórias será divulgada no dia 20 de junho. Os municípios que discordarem dos pontos obtidos terão prazo de dez dias para recorrer. A pontuação final será apresentada em 20 de julho.
O ICMS Cultural rendeu R$ 153.403,59 para Uberaba no ano passado, segundo números da Fundação João Pinheiro. Este ano o repasse deverá ser menor devido à queda na pontuação.