Adoção de aplicativos tem se tornado estratégia para o recebimento de denúncias; em Uberaba o canal é o site da Prefeitura
A Superintendência Regional de Saúde está estimulando o uso da ferramenta para agilizar as informações (Foto/Reprodução)
Municípios mineiros passam a contar com tecnologia como estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O uso de aplicativos de mensagens e redes sociais tem sido uma das principais estratégias.
Para o superintendente regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Eurípedes Leitão, a tecnologia é uma ferramenta importante no combate ao Aedes, pois permite que as informações sejam processadas mais rapidamente, gerando ações assertivas e em tempo oportuno. Ele afirma que “a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vem trabalhando, por meio das unidades regionais, para aumentar a eficiência no combate aos focos e criadouros do mosquito nos municípios. Ações como a divulgação de materiais informativos pelos sites, redes sociais e aplicativos de mensagens, bem como as estratégias de parcerias nessa divulgação, têm sido efetivas para ampliar o acesso da população às informações e o alcance das campanhas”.
Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, desde 2019, foi adotado o aplicativo “Udi sem Dengue”, que pode ser baixado nas plataformas Android e iOS, sendo que há duas interfaces, uma para a população em geral e outra como ferramenta de trabalho dos agentes comunitários de combate às endemias. José Humberto Arruda, coordenador municipal do Programa de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, explica que os maiores problemas são relativos aos descuidos da própria população.
“As demandas que mais chegam para nós são em relação a terrenos baldios, casas abandonadas ou de algum vizinho que tenha sido descuidado. Nossa equipe recebe a solicitação pelo app, vai ao local fazer a vistoria e, nesse momento, já repassa o retorno para o solicitante”, ressaltou Arruda.
Na cidade de Uberaba, o chefe de seção de controle de endemias, Diogo Barros, relata que há um site para concentrar denúncias e demandas espontâneas da população em relação a diversos agravos, incluindo as arboviroses, e organizar a agenda de trabalho dos agentes de combate às endemias e mobilizadores sociais no atendimento a essas demandas em um prazo de até quatro dias. Ele conta que as principais demandas estão relacionadas com o Aedes aegypti.
Com o objetivo de melhorar a comunicação com as equipes de assistência e combate à dengue, a Prefeitura de Patos de Minas disponibiliza para a população o aplicativo “Patos Conecta”, com diversas ferramentas que interligam setores de forma instantânea. Dentro do aplicativo, existe uma ferramenta que identifica a denúncia de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
“A pessoa abre o aplicativo, que é bem simples, realiza uma denúncia, que é encaminhada ao controle vetorial ou mesmo à Ouvidoria, que realizam uma filtragem para que possa ser respondida e tramitada a demanda, o que facilita a localização dos focos e principais criadouros”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue de Patos de Minas, Daniele Nunes.