A direção da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) informou que, até o próximo dia 26, o Museu do Zebu (Muze) estará fechado para o público, em função dos preparativos para a nova mostra da instituição. A partir do dia 27, o Muze volta a abrir as suas portas com um novo acervo.
A 39ª mostra do Museu do Zebu apresentará o tema “40 anos de ciência, cultura e tecnologia: do campo à mesa: contribuições do gado zebu para a mediação de conhecimento e produção sustentável de proteína animal”.
Além disso, os projetos Zebu na Escola e Zebu na Universidade levarão estudantes para conhecer a instituição e a rica história do zebu dentro e fora do Brasil.
O acervo do Museu do Zebu foi iniciado em 1984, durante a 50ª ExpoZebu, com o lançamento da 1ª Mostra do Museu do Zebu, com o objetivo de se tornar uma atração educativa e cultural sobre a pecuária zebuína.
O acervo do Museu do Zebu é composto por peças expositivas e pelo Museu do Zebu Virtual. Com o acervo é possível realizar atividades de ensino e/ou extensão com a montagem de exposições didáticas, atendimento a escolas públicas e privadas, promoção de seminários, palestras e cursos centrados na área das Ciências Agrárias.
As peças do museu possuem sua própria historicidade e podem revelar dados de interessantes acontecimentos como forma de envolver e dar a conhecer a história do zebu no Brasil.
Anualmente, durante a ExpoZebu, esse patrimônio é exposto de acordo com o tema de cada mostra, que é pensada, elaborada e demonstrada ao público.
A ABCZ, por intermédio do Museu do Zebu “Edílson Lamartine Mendes”, promove o Programa “Zebu na Escola” desde 2002.
Com ações educacionais, culturais e sociais, de maneira dinâmica e lúdica, Programa “Zebu na Escola” leva ao público estudantil informações sobre a trajetória das raças zebuínas, a evolução tecnológica e a importância econômica do zebu no cenário mundial.