Museu dos Dinossauros, no bairro rural Peirópolis, em Uberaba (PROEXT/Divulgação/UFTM)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) instala audiodescrição de objetos expostos no Museu dos Dinossauros em Peirópolis. O processo foi possível por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication), a qual permite trocar dados sem fio por aproximação entre dois dispositivos, e que pode ser utilizada para diversas finalidades – inclusive na audiodescrição de objetos. Iniciativa foi implementada nesta quarta-feira (28).
Com a nova opção de acesso, os deficientes visuais poderão acessar as informações dos objetos contidos no Museu e dos patrimônios geológicos e culturais de uma maneira geral. O Museu dos Dinossauros é um dos pioneiros em Minas Gerais em utilizar essa tecnologia e realizar a audiodescrição.
O Projeto, que é uma ação de extensão realizada pela PROEXT, tem como coordenadores a servidora do Departamento de Desenvolvimento de Extensão - DDEX, Gyzah Amui Barros Pereira, e o professor Jeffer Eidi Sasaki, diretor do Departamento de Desenvolvimento da Pós-Graduação. É executado pela bolsista de extensão da UFTM, Letícia Raile Ferreira. A gravação da audiodescrição foi feita pela voz do músico Estevam Roberto Serafim Filho, com a orientação do músico e servidor Alexandre Rincon, o qual garantiu que a gravação da voz ficasse nítida e sem nenhum tipo de interferência e ruído.
Segundo os responsáveis, o projeto contou com a parceria do corpo técnico científico da equipe do Museu dos Dinossauros e também contou com a expertise da equipe do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual – CAPs, entre elas Beatriz Rodrigues Marques Cardoso, Thais Campos Freitas, Maria Aparecida do Prado e Elaine Rodrigues da Silva Pacheco, as quais revisaram a audiodescrição feita pela equipe do projeto, o que permitiu garantir que os deficientes visuais conseguissem captar a informação de forma clara e concisa.
Antes de iniciar o projeto, a equipe e membros da equipe de Comunicação do Geoparque Uberaba se capacitaram em audiodescrição com curso promovido por Maria Catarina Cândido Árabe, a qual também realizou sua dissertação de mestrado em audiodescrição de alguns objetos do Museu dos Dinossauros, vindo também a colaborar
O projeto é uma das ações desenvolvidas no Plano Estratégico do Geoparque Uberaba, que possui em seu escopo atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).