Retificação de nomes de Pessoas Trans (Foto/Divulgação)
O Mutirão de Retificação de Nomes de Pessoas Trans, promovido pela Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques”, por meio da Coordenadoria de Políticas LGBT+, beneficiou 88 pessoas, de 100 cadastradas.
“O primeiro mutirão de retificação de nome foi um momento único, que trouxe as principais políticas públicas de Uberaba: identidade, saúde, assistência social e empregabilidade”, ressaltou a coordenadora de Políticas LGBT+, Lucimira Reis. O evento, promovido no final de abril, teve a participação da prefeita Elisa Araújo.
Segundo Lucimira, as políticas públicas para os LGBT+ estão entre as prioridades do governo Elisa, conforme compromisso com a população. A realização do mutirão contou com apoio dos núcleos jurídicos da Uniube e da Facthus, e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que providenciou o CadÚnico para a população trans, além do Sine, com a retificação dos nomes nos cadastros de emprego.
Retificação de nomes de Pessoas Trans (Foto/Divulgação)
A Organização da Sociedade de Interesse Público (Oscip) “Vivendo com HIV-Saiba Viver” e o Centro de Referência em Saúde da População LGBT+ (Cresp) também apoiaram o mutirão, que teve a participação especial da miss trans 2022 Joyce Montserrat.
Lucimira destacou que as retificações são totalmente gratuitas e estão em andamento, nas mãos dos advogados dos Núcleos Jurídicos parceiros, sendo acompanhadas de perto pela Coordenadoria.