A Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” (FCU), por meio da Coordenadoria de Política LGBT, promove o Mutirão da Cidadania e Direitos Humanos, em 25 de maio, em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTFobia.
O evento inclui palestras e oficinas sobre confecção de currículo, primeiro emprego, banco de cadastro para empregados, como fazer aposentadoria pelo INSS, orientações sobre retificação de nome de pessoas trans e auxílios sociais.
“É o primeiro mutirão voltado exclusivamente para o público LGBT+. Nele, estão inseridas as principais demandas, como empregabilidade, assistência social e saúde, trazendo informações dos direitos e deveres do público, bem como onde buscar e fazer encaminhamentos específicos. Quem estiver precisando de suporte e orientações, participe do mutirão”, convidou a coordenadora de Política LGBT, Lucimira Reis.
História – Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID), um marco global na luta pela igualdade, respeito e dignidade. Mas foi em 17 de maio de 2005 que se consolidou a data como o Dia Internacional de Combate à LGBTFobia.