Ações são desenvolvidas para o combate ao mosquito transmissor da Dengue, segundo a Secretaria de Saúde (Foto/Reprodução)
O combate à dengue é contínuo em Uberaba, por meio do Departamento de Endemias e Zoonoses da Secretaria de Saúde. Em 2023, foram recolhidas pelo mutirão 40.180 toneladas de lixo. Ação tem o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. O descarte de entulhos em locais inadequados é prejudicial a toda população. O acúmulo de água parada contribui para surgimento de focos do vetor da dengue, zika e chikungunya.
O chefe da Seção de Controle de Endemias, Diogo Barros, ressaltou que o combate às arboviroses é um compromisso de todos na eliminação dos focos da dengue. “Basta um pouco de água e calor para que os ovos virem larvas. Por isso, é importante eliminar os possíveis criadouros, para que o Aedes não se multiplique. E reforçamos sempre a importância de a população dedicar sete minutos do seu dia para realizar a averiguação no interior da residência e quintais, pois são os locais onde os focos estão”, enfatizou.
O chefe da Seção de Controle reforça o trabalho cotidiano dos agentes de endemias. “São mais de 200 agentes em campo em pontos estratégicos, mutirões, e com ações educativas, de segunda a sábado”, disse.
Além da mobilização educativa, o motofog percorre os bairros com maior incidência de pessoas com suspeita da doença. “Acompanhamos pelas unidades de saúde os casos suspeitos de dengue por bairro, assim realizamos um cronograma diário para atender aos locais que estão com mais incidência”, explicou.