A Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais (Supra) finalizou ontem o mutirão de castração de animais. Até às 11h, haviam sido realizados 1200 procedimentos em dez dias de atividades, que ocorreram no Hospital Veterinário de Uberaba. A vereadora Denise Max comemorou o alcance do mutirão organizado de forma autônoma pela instituição do terceiro setor. "Batemos a meta que tínhamos estabelecido. Foram dez dias de muito trabalho, nos desdobramos para realizar essa castração, que é tão benéfica para a cidade", revela.
Conforme Denise, a Supra mobilizou dez pessoas para a realização do mutirão, além dos profissionais contratados por meio de emenda parlamentar do deputado Coronel Henrique. "É uma luta muito grande trabalhar pela causa animal. Temos poucas pessoas para nos ajudar, mas seguimos com esse trabalho tão representativo, sem deixar de agradecer ao deputado que nos enviou emenda para realizar essas castrações", revela.
O veterinário Alex Vieira, responsável técnico pelos procedimentos, explica que os atendimentos são realizados de forma pouco invasiva. "Quando o animal chega ao atendimento, é feita uma anamnese com o tutor para entender o animal e, em seguida, é feita a anestesia para prosseguir com a castração, que é rápida e pouco invasiva", revela.
Por fim, Denise explica que, após o procedimento cirúrgico, os veterinários colocam os animais em locais reservados, onde repousam até acordar e, finalmente, retornam para casa já com a medicação a ser ministrada nos dias posteriores. "É um atendimento completo. Realizamos a microchipagem e a tatuagem para que esses animais fiquem cadastrados. Quando recebem alta, vão para casa com os medicamentos a serem administrados nos dias seguintes", finaliza Denise.