Dos participantes, todos os 359 passaram pelo exame de PSA, e 356 também foram submetidos ao exame de toque retal. (Foto/Divulgação/PMU)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Hospital Doutor Hélio Angotti, promoveu no último sábado (8), o Mutirão de Prevenção ao Câncer de Próstata, dentro da campanha Novembro Azul. A ação ofertou 500 agendamentos para exames de PSA e toque retal, e registrou 359 atendimentos efetivos.
Dos participantes, todos passaram pelo exame de PSA, e 356 também foram submetidos ao exame de toque retal. Em 29 atendimentos foram detectadas alterações, que agora seguem em acompanhamento conforme os protocolos médicos de rastreamento e diagnóstico.
De acordo com a Diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão, o resultado reforça o compromisso da rede municipal em ampliar o acesso da população masculina aos cuidados preventivos.
“Conseguimos mobilizar os homens em torno da importância da prevenção. O exame é rápido, seguro e salva vidas. Nosso objetivo é justamente quebrar tabus e garantir que mais pessoas tenham acesso a um diagnóstico precoce, quando as chances de cura são muito maiores”, destacou.
O diretor executivo do Hospital Doutor Hélio Angotti, Fernando Fernandes, também ressaltou a importância da ação conjunta. “Somar esforços com o Município é essencial para fortalecer a cultura da prevenção. O Hélio Angotti tem se dedicado ao diagnóstico precoce e ao tratamento humanizado, e esse mutirão é uma demonstração clara desse compromisso com a saúde pública”, afirmou.
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros e o diagnóstico precoce é o principal aliado para o sucesso do tratamento. Entre 2020 e 2024, apenas no Hélio Angotti foram registrados 871 novos casos da doença.
A ação integrou o calendário de atividades do Novembro Azul, que ao longo do mês promove palestras, orientações e outras mobilizações voltadas à saúde do homem em toda a rede municipal.