ATENDIMENTO ESPECIAL

Mutirão do sábado em Uberaba mira 11 mil eleitores sem biometria cadastrada

Cartórios estarão abertos neste sábado, das 9h às 17h, para atender quem ainda não fez a biometria ou precisa regularizar a situação eleitoral

Joanna Prata
Publicado em 30/09/2025 às 15:22
Compartilhar

Uberaba participa neste sábado, 4 de outubro, do “Dia B da Biometria”, quando todos os cartórios eleitorais de Minas Gerais estarão abertos das 9h às 17h. O mutirão é voltado aos mais de 11 mil eleitores da cidade que ainda não fizeram o cadastro biométrico, além de jovens a partir de 15 anos interessados em tirar o primeiro título e pessoas que precisam regularizar a situação eleitoral. 

O juiz Marcelo Geraldo Lemos, novo titular da 326ª Zona Eleitoral e diretor do Foro Eleitoral na circunscrição de Uberaba, destacou que a mobilização simboliza a contagem de um ano para as eleições gerais de 2026 e busca reforçar a importância da biometria. “Esse cadastro facilita bastante o processo de votação, garantindo mais agilidade e, principalmente, segurança na identificação do eleitor. A biometria confere confiabilidade e credibilidade à Justiça Eleitoral, evitando que uma pessoa vote em nome de outra”, afirmou.  

De acordo com o magistrado, Uberaba conta atualmente com 230.435 eleitores, sendo que mais de 95% já passaram pela biometria. No entanto, ainda restam 11.245 pessoas que precisam realizar o procedimento. “Nosso objetivo é alcançar 100% dos eleitores cadastrados. Essa mobilização é um esforço para chamar esse público, mas também para atender jovens a partir de 15 anos, que já podem se alistar, e cidadãos que precisam regularizar o título”, completou. 

Para realizar o cadastro, basta apresentar um documento oficial de identificação com foto e um comprovante de residência. O procedimento é simples e rápido. 

Embora a biometria não seja obrigatória para todos os eleitores neste momento, ela já é exigida em casos de alistamento eleitoral, ou seja, para quem vai tirar o primeiro título. Além disso, ter a biometria cadastrada facilita o processo de votação. “Se o eleitor não tiver o título em mãos no dia da eleição, poderá se identificar apenas com a digital e um documento oficial, já que o sistema mostrará sua foto e dados, tornando o processo mais ágil”, explicou o juiz. 

Lemos lembrou ainda que o pleito do próximo ano será um dos mais complexos, com seis cargos em disputa: presidente da República, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual. “É fundamental que o eleitor esteja preparado para exercer seu direito ao voto com segurança e rapidez”, destacou. 

Quem não conseguir comparecer ao “Dia B da Biometria” no sábado poderá procurar o cartório eleitoral durante a semana, de segunda a sexta-feira, a partir das 12h, para realizar o procedimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por