(Foto/Divulgação Codau)
O mutirão de combate à dengue realizado no bairro Residencial 2000 resultou na retirada de 300 toneladas de materiais inservíveis. O trabalho foi realizado pela Prefeitura de Uberaba, com apoio da Câmara Municipal. Os veículos utilizado na retirada do lixo são da Companhia Operacional de Desenvolvimento Saneamento e Ações Urbanas (Codau).
O mutirão teve início no sábado, dia 3 e se extendeu até quinta-feira, dia 8. Foram utilizados no trabalho três caminhões e uma pá carregadeira, para retirar materiais pesados como entulhos de construções.
O serviço de Cata treco, que percorreu o bairro com dois caminhões, retirou 11 toneladas de móveis velhos e materiais vegetais como restos de poda e jardinagem. Na somatória geral foram feitas 40 viagens com os caminhões lotados de entulhos gerados no bairro.
Rui Ramos, presidente da Codau, lembrou a importância da união de foças para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. “Estamos integrando as equipes da Prefeitura nesta ação para ajudar a eliminar os materiais que podem conter focos de multiplicação das larvas do mosquito”, explicou.
Outros bairros começam a receber intensificação na limpeza. O bairro Girassóis recebeu a mobilização na quinta-feira (8), mesmo dia que teve início no Residencial Parque dos Girassóis IV. Uma equipe da limpeza padrão com 5 caminhões e 2 pás carregadeiras da Codau, 2 da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, além do serviço Cata Treco foram deslocados para atender o bairro.
A programação da limpeza pública, que integra o mutirão contra a Dengue, também incluirá o Parque dos Girassóis I, II e III, bem como o Jardim Copacabana nos próximos 10 dias, com exceção do período de carnaval.
A Codau também destinou para o Girassóis IV o serviço de limpeza de bocas de lobo o caminhão de hidrojateamento e vácuo para a desobstrução desses equipamentos do sistema de drenagem pluvial, que se encontram entupidos.