Acontece no dia 29 de abril o primeiro mutirão para retificação de nomes de pessoas trans de Uberaba. O evento, realizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT+, também contará com assessoria jurídica, criação do Cadastro Único (CadÚnico) e trará a pauta empregabilidade, além de contar com um “coffee break”.
Segundo a Coordenadoria, o mutirão tem parceria dos núcleos jurídicos da Universidade de Uberaba (Uniube) e da Faculdade de Talentos Humanos (Facthus) para a retificação, que será totalmente gratuita. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) também participará auxiliando o público na criação do CadÚnico.
Ainda, representantes do Sine de Uberaba estarão presentes com a pauta “Empregabilidade para as pessoas trans”, além de realizar a retificação dos nomes da população trans no cadastro do sistema de empregos.
O evento acontecerá entre 10h e 16h, sede da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), na Praça Rui Barbosa, nº 356. Para a retificação, é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência.
Segundo a coordenadoria, a expectativa é que sejam recebidas em torno de 60 pessoas para a retificação de nomes. Por ser o primeiro evento deste porte, o objetivo é aprimorar o evento para que um novo mutirão seja realizado no final do ano.