FALTA FISCALIZAÇÃO

Nem placa de multa intimida: lixo volta a ser jogado próximo a Ecoponto de Uberaba

Problema se repete no Residencial Estados Unidos três dias após primeira reclamação de moradores

Dandara Aveiro
Publicado em 10/01/2026 às 21:05
Compartilhar

Prefeitura de Uberaba informou que o local passou por limpeza e orientou que moradores formalizem denúncias. (Foto/Divulgação)

Placas instaladas para coibir o descarte irregular de lixo parecem não surtir efeito no entorno do ecoponto do Residencial Estados Unidos. Novas imagens enviadas ao Jornal da Manhã nesta sexta-feira (9) mostram que o descarte voltou a ocorrer, inclusive logo abaixo das placas que alertam sobre a aplicação de multa, situação que, segundo moradores, evidencia a falta de fiscalização no local. Os registros foram feitos apenas três dias após a reportagem apontar acúmulo de resíduos e falta de manutenção na área próxima à linha férrea.  Diante das novas denúncias, a Prefeitura de Uberaba informou que o local passou por limpeza e orientou que moradores formalizem denúncias. 

Os registros enviados ao JM indicam que parte do lixo é recente, o que reforça a reincidência do descarte irregular. A comparação entre as imagens encaminhadas no dia 6 e as recebidas nesta sexta-feira (9) sustenta a queixa de moradores de que o problema ocorre de forma frequente, sobretudo no entorno imediato do ecoponto e da linha férrea que corta o bairro. 

Um dos registros chama atenção pelo desrespeito explícito à sinalização: sacos de lixo e entulhos foram descartados diretamente abaixo de uma placa instalada pelo município, que alerta sobre a proibição da prática e a aplicação de multas. Para moradores, a cena reforça a sensação de impunidade, já que a sinalização, por si só, não tem sido suficiente para inibir a prática sem fiscalização contínua. 

Em nota, o Departamento de Posturas informou que realizou a limpeza completa no entorno do Ecoponto do Residencial Estados Unidos, na sexta-feira, e reforçou a proibição de descarte de resíduos em áreas públicas ou particulares. Segundo o órgão, quando o infrator é flagrado, a penalidade varia de 1 a 17 Unidades Fiscais do Município (UFMs), que tiveram reajuste de 14% em 2026 e passaram a valer R$ 477,28, conforme decreto municipal.  Nos casos em que o descarte irregular é feito com uso de veículo automotor, além da multa, há apreensão e remoção do veículo para pátio credenciado. 

O Departamento de Posturas orienta que denúncias sejam feitas pelos telefones 0800 940 0101, 3331-2312 ou 3331-2313. Para o descarte regular de móveis, eletrodomésticos e outros materiais volumosos, o município recomenda o acionamento do serviço Cata-Treco, pelo número 115. 

A situação ocorre apesar de ações já anunciadas pela Prefeitura para tentar coibir esse tipo de prática. Em 2025, o município passou a instalar placas informativas com os valores das multas em pontos considerados críticos.  Entre janeiro e setembro do ano passado, foram lavrados 93 autos de infração por descarte irregular em Uberaba, dos quais 64 resultaram em multas. Ainda assim, como mostram os registros mais recentes, o problema segue recorrente, inclusive no entorno de ecopontos, espaços destinados ao descarte correto de resíduos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por