JUSTIÇA

No mês da mulher, Justiça faz mutirão de audiências sobre violência doméstica

Tito Teixeira
Publicado em 14/03/2024 às 19:21
Compartilhar

A 2ª Vara Criminal de Uberaba promove, a partir da próxima semana, um mutirão de audiências concentradas. Serão realizadas 50 audiências de instrução e julgamento de casos exclusivos de violência doméstica.

Em média, são 30 audiências por mês, mas, como março é o mês dedicado à mulher, foi programada essa ação especial e somente na próxima semana serão realizadas 50. O juiz da 2ª Vara Criminal, Fabiano Garcia Veronez, lembrou que em outras três ocasiões também são realizadas pautas especiais para tratar da violência doméstica contra a mulher.

Em um ano, segundo Veronez, são pelo menos 200 audiências, somente nos mutirões. Ele destacou que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desenvolve o programa “Justiça pela Paz em casa”, que é aplicado em diversas comarcas do Estado.

“É um programa para despertar a sociedade para o problema da violência doméstica contra a mulher. É uma questão bastante ampla e precisa ser solucionada com várias frentes”, disse o juiz.

O juiz da 2ª Vara Criminal, Fabiano Garcia Veronez, diz que ao longo do ano, nos mutirões, são realizadas ao menos 200 audiências (Foto/Arquivo)

O juiz da 2ª Vara Criminal, Fabiano Garcia Veronez, diz que ao longo do ano, nos mutirões, são realizadas ao menos 200 audiências (Foto/Arquivo)

Em entrevista ao programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM, Fabiano Veronez destacou que os processos de violência doméstica contra a mulher na 2ª Vara Criminal andam muito rapidamente. E que é para afastar a sensação de impunidade “e também porque violência contra a mulher precisa ser tratada com a urgência que tem”.

Ele lembrou que, no ano passado, na 2ª Vara Criminal, dos 17 plenários de júri realizados, sete eram de feminicídio. “Se observarmos os números amplos, ou seja, os 17 plenários, em 13 havia menos de três anos do fato, quatro com menos de dois anos. E, desses quatro com menos de dois anos, dois eram com seis meses”, lembrou Fabiano Veronez.

Pesquisa realizada pelo Observatório de Segurança Pública com base nos anos fechados de 2022 e 2023 aponta que, em Uberaba, o ano de 2023 apresentou aumento de 6,44% no quantitativo de vítimas de violência doméstica em Uberaba, no comparativo com o ano de 2022. Na 5ªRisp, foram registradas 7.014 vítimas de violência doméstica em 2022, ante 7.466, em 2023. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por